Jurídico

Rodrigo Pironti e Francine Gonçalves lançam livro sobre compliance e gestão de riscos nas estatais

Os advogados fazem sessão de autógrafos no dia 2 de outubro, na Livraria da Vila, em Curitiba

Os advogados Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves lançam na próxima terça-feira (02.10), “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”. O livro, publicado pela Editora Fórum, está sendo considerado um guia prático sobre o desenvolvimento e aprimoramento da cultura da ética, de acordo com leis e normas regulatórias aplicáveis em rotinas administrativas. Com prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, e apresentação assinada por Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU, a obra terá sessão de autógrafos na Livraria da Vila, do Shopping Pátio Batel, a partir das 18h30.

O conteúdo distribuído em 152 páginas aborda temas que tratam desde o comprometimento da alta administração (tone at the top), estruturação e atribuições da área de compliance, análise de riscos e código de conduta e integridade e políticas internas, até canal de comunicação e denúncias, plano de comunicação, capacitação e treinamento e monitoramento, além de apresentar sugestões para aprimoramento contínuo do programa de integridade e compliance.

O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Emerson Gabardo, aponta que “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais” é didático e ao mesmo templo completo e sem dúvidas será o novo manual de cabeceira das diretorias de integridade das estatais. Acentua que o livro inova ao ir além da teoria, buscando ser um verdadeiro guia jurídico. O professor assinala que doutrina e legislação são acompanhadas de gráficos, tabelas e roteiros que tornarão mais simples a vida dos operadores deste importante tema que se tornou um dos mais debatidos no cenário brasileiro atual. “Particularmente, a métrica criada pelos autores para a avaliação da efetividade dos programas é o ponto alto do texto, agregando valor à obra que se tornará, sem dúvida, o mais novo best-seller na matéria”, assegura Gabardo.

“Nasce um clássico”, qualifica Marcus Bittencourt, advogado da União, professor e mestre em Direito. “Uma obra imprescindível sobre compliance e gestão de riscos para as instituições sérias e comprometidas com a entrega de resultados para a sociedade, especialmente para as empresas estatais” Salienta que Francine Pacheco e Rodrigo Pironti apresentam didaticamente como realizar um progresso fundamental no controle desejado pelos administradores.

Os autores:

Rodrigo Pironti Aguirre de Castro - pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid, doutor e mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho e em Direito Empresarial pela PUCPR, advogado e diretor do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA.

Francine Silva Pacheco Gonçalves - especialista em governança corporativa, compliance e investigação de fraudes, graduada em Direito pela PUCPR, Global Business Administration em Compliance Empresarial pelo Isae/FGV, pós-graduanda em governança corporativa pela FAE Business School e vencedora do Prêmio “Vamos falar de Ética” promovido pela Junior Achievement Paraná.

Ficha Técnica
Título: “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”
Autores: Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves
Prefácio: Benjamin Zymler
Apresentação: Marcus Bittencourt
Editora: Fórum
Páginas: 152
Preço sugerido: R$ 72,00

Serviço:
Lançamento do livro “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”, de Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves
Dia: 02 de outubro ( terça-feira), às 18h30
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel - Av. do Batel, 1868), Curitiba – PR

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017