Jurídico

IPDA marca presença na 32ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

Evento será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, em Florianópolis, e coloca em pauta temas atuais e controversos que definem a relação jurídica entre cidadãos e o estado

O presidente do IPDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, e os diretores Rodrigo Pironti, Adriana da Costa Ricardo Schier e José Anacleto Abduch Santos estarão presentes no 32º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que será realizado de 17 a 18 de setembro, em Florianópolis (SC). Renomados profissionais ligados à administração pública e ao direito público participam de debates sobre corrupção, contratações públicas, eficiência da administração, concessões, moralidade administrativa, controle das políticas públicas, improbidade. O evento é promovido pelo IBDA - Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.

Nos três dias de congresso, serão realizadas palestras especiais, painéis simultâneos em salas especiais; entrega dos prêmios "Maria Sylvia Zanella Di Pietro" do Concurso de Artigos Jurídicos e de Melhor Experiência Inovadora em Gestão Pública e conferência de encerramento com o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello.

Edgar Guimarães integrará a mesa de debates sobre improbidade: rediscutindo dolo e culpa, ao lado dos professores Clóvis Beznos e Maurício Zockun. As discussões em torno do tema licitações, contratações eficientes e prevenção da corrupção contarão com a presença de Rodrigo Pironti, Carolina Zancaner Zockun e Tatiana Camarão. A diretoria do IPDA Adriana Schier, Fernando Menezes de Almeida e Luísa Cristina Pinto Netto debaterão sobre a questão como tornar efetiva a defesa do usuário de serviço público. E José Anacleto Abduch Santos presidirá a comissão da sessão de apresentação de experiências inovadoras em gestão pública.

Integram ainda o rol de palestrantes os professores Romeu Felipe Bacellar Filho (PR) Weida Zancaner (SP) Sergio de Andréa Ferreira (RJ) Lígia Melo de Casimiro (CE) Márcio Cammarosano (SP); Juarez Freitas (RS).

O congresso também discutirá Administração pública e Poder Judiciário no Estado de Direito: relações e tensões, controle da administração pública: o que se espera dos tribunais de contas, o princípio da eficiência da administração pública aos vinte anos da EC nº 19/98, tutela jurídica da moralidade administrativa, controle das políticas públicas: ferramentas inovadoras, intervenção federal: equilíbrio federativo e reflexo nas políticas públicas, legalidade, legitimidade e eficiência: quais os parâmetros do controle da atividade administrativa e direito à cidade: o que esperar dos municípios em matéria de planejamento ambiental e urbanístico.

Programação completa e inscrições: www.ibda.com.br

Serviço:
XXXII Congresso de Direito Administrativo
17 a 19 de setembro
Centro de Convenções de Florianópolis (Av. Gov. Gustavo Richard, 850) – Centro

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017