Geral

Laboratório faz controle de qualidade da pavimentação

Trabalho do pessoal do laboratório da SMOP na obra da Rua Konrad Adenauer

Duas importantes obras que estão em andamento na cidade - na Avenida Getúlio Vargas, no Rebouças, e na Rua Konrad Adenauer, no Tarumã - estão sob o olhar atento da equipe do Laboratório da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Nos dois casos, ao longo de toda a obra, são feitos a coleta do material utilizado e ensaios (testes) para avaliar a qualidade de cada camada que está sendo aplicada. Quando necessário, a fiscalização do Departamento de Pavimentação intervém para que o material seja substituído ou para que o serviço seja refeito.

Conforme estabeleceu a Prefeitura de Curitiba, as duas ruas estão sendo revitalizadas devido à implantação de empreendimentos que são grandes geradores de tráfego na região. No caso da Konrad Adenauer, a obra é uma medida mitigadora do Park Jockey Shopping, que está em construção. Já a Getúlio Vargas é medida compensatória da obra da Igreja Universal do Reino de Deus, já inaugurada.

"O pavimento em asfalto ou em concreto, como será o caso da Getúlio Vargas, é formado por várias camadas. Nós analisamos a qualidade dos materiais, desde a camada de reforço, a sub-base, depois a base que está sendo colocada até a camada de revestimento, que é a mais superficial, a que a população vai ver quando a obra estiver pronta", explica a engenheira Manuela do Amaral, gerente responsável pelo laboratório.

Tudo é analisado com base no Caderno de Encargos da Secretaria de Obras, documento que segue as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O laboratório também atende a demanda de outras secretarias e órgãos da Prefeitura. Projetos que estão em fase de planejamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) também podem ter o apoio da equipe do laboratório, que ainda faz o controle tecnológico do material produzido pela Prefeitura na Usina de Asfalto Norte.

Colunas

Musical com teatro de bonecos anima o fim de semana no Shopping Estação

Espetáculo Voou será apresentado no sábado (24) e no domingo (25)

Continue lendo

Quem paga o prejuízo?

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei contribui para reduzir automedicação

Por Mary Derosso

Continue lendo

Técnica para harmonizar espaços com plantas

O Feng Shui, arte milenar chinesa, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja harmonizar a casa, aproveitando a nova estação, de forma simples e sem muitos custos

Continue lendo

Conformidade e Eficiência

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Multa evoca dor e mágoa

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017