Geral

O que é importante saber antes de adquirir um imóvel

A compra da casa própria é uma decisão importante, principalmente porque o valor investido é alto. Em função disso, vários fatores devem ser considerados antes de fechar o negócio, especialmente para evitar problemas futuros

Quando se trata de um imóvel novo, por exemplo, é imprescindível verificar a reputação da construtora. Atrasos em obras, qualidade do serviço aquém do desejado e calote são algumas das reclamações mais frequentes dos compradores.

Segundo Athos Bernardes, diretor de Incorporação da Katz Construções, o primeiro passo para descobrir a credibilidade de uma empresa é levantar os imóveis construídos e comercializados anteriormente pela construtora. “A pesquisa sobre a reputação da empresa por meio da internet é indispensável, mas além disso, é recomendável visitar pessoalmente a construtora/incorporadora, e ainda conhecer o local onde a obra será feita. Caso já esteja em andamento, em qual fase está, e se a previsão de entrega é a mesma”, diz.

Athos acrescenta que caso o empreendimento já esteja pronto, o possível comprador pode buscar informações com as pessoas que já residem no local, ou mesmo em sites, por meio dos quais os clientes sinalizam sua satisfação.

“Observar se a construtora tem uma trajetória sólida no mercado, se cumpre os prazos estipulados, se tem as licenças necessárias, e se possui um histórico de entregas com qualidade são outros pontos importantes e que devem ser considerados na hora da compra”, destaca Athos.

Segundo ele, quando uma empresa conta com um sistema de gestão, que permite planejar e administrar os empreendimentos de forma ágil, transparente e prática, o bom andamento das obras é assegurado. “Nós temos, por exemplo, um relatório mensal que enviamos para o cliente, para que ele fique ciente do que está acontecendo no dia-a-dia da obra. Também organizamos visitas dos compradores às obras, para visualizarem pessoalmente as evoluções dos empreendimentos”, comenta.

Outro aspecto relevante é o patrimônio de afetação, que embora sua constituição não seja obrigatória, é um diferencial que traz mas segurança para os compradores. “O patrimônio de afetação garante mais proteção aos adquirentes dos imóveis em construção, pois todo o conjunto de direitos e obrigações de um empreendimento específico ficam exclusivamente vinculados a ele, ou seja não se mistura aos demais da mesma incorporadora, o que evita a utilização dos recursos destinados a uma obra, em outra, como meio de garantir sua conclusão” informa Athos.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017