Geral

Organização social insere mais de 17 mil jovens no mercado de trabalho

ONG é responsável pelo programa Jovem Aprendiz, da Fundação Roberto Marinho, no Paraná e em Santa Catarina

Criar oportunidades, trazendo novos investimentos para sua cidade: foi com esse objetivo que Francisco Reinord Essert decidiu sair da iniciativa privada para virar secretário da prefeitura de Guarapuava (PR) em 1996. Entretanto, o sucesso da empreitada aconteceu quando ele visualizou que o melhor caminho não era trazer parceiros de fora, e sim capacitar os cidadãos para que eles gerassem as próprias rendas. Assim foi criado o “Bairros em Ação”, implementado em 2000 e que, em seu primeiro ano, atraiu mais de 1.500 pessoas, totalizando quase 800 projetos.

“A metodologia chamou a atenção do governo e da agência de fomento, conquistando o prêmio ‘Mário Covas’ como melhor projeto de empreendedorismo do Sul do País. Fomos convidados para replicar o modelo em outras regiões, o que acabou constituindo a GERAR - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional”, relembra Essert, que hoje é superintendente executivo e administrativo da organização social (OS).

Desde 2010, a GERAR faz a implementação, no Paraná e Santa Catarina, do Aprendiz Legal, projeto idealizado pela Fundação Roberto Marinho, que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Apoiado na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), o programa visa facilitar a contratação de jovens entre 14 e 24 anos pelas empresas de médio e grande portes, proporcionando treinamentos complementares para uma formação integral.

A GERAR já foi responsável pela inserção de mais de 17 mil jovens no mercado, valorizando as empresas que cumprem com a Lei da Aprendizagem. “Dar oportunidade ao jovem para que ele tenha acesso ao primeiro emprego pode ser a experiência que mudará a vida dele. As empresas que cumprem a lei estão ajudando o Brasil a mudar por meio da educação e do emprego”, comenta Essert.

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017