Geral

Organização social insere mais de 17 mil jovens no mercado de trabalho

ONG é responsável pelo programa Jovem Aprendiz, da Fundação Roberto Marinho, no Paraná e em Santa Catarina

Criar oportunidades, trazendo novos investimentos para sua cidade: foi com esse objetivo que Francisco Reinord Essert decidiu sair da iniciativa privada para virar secretário da prefeitura de Guarapuava (PR) em 1996. Entretanto, o sucesso da empreitada aconteceu quando ele visualizou que o melhor caminho não era trazer parceiros de fora, e sim capacitar os cidadãos para que eles gerassem as próprias rendas. Assim foi criado o “Bairros em Ação”, implementado em 2000 e que, em seu primeiro ano, atraiu mais de 1.500 pessoas, totalizando quase 800 projetos.

“A metodologia chamou a atenção do governo e da agência de fomento, conquistando o prêmio ‘Mário Covas’ como melhor projeto de empreendedorismo do Sul do País. Fomos convidados para replicar o modelo em outras regiões, o que acabou constituindo a GERAR - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional”, relembra Essert, que hoje é superintendente executivo e administrativo da organização social (OS).

Desde 2010, a GERAR faz a implementação, no Paraná e Santa Catarina, do Aprendiz Legal, projeto idealizado pela Fundação Roberto Marinho, que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Apoiado na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), o programa visa facilitar a contratação de jovens entre 14 e 24 anos pelas empresas de médio e grande portes, proporcionando treinamentos complementares para uma formação integral.

A GERAR já foi responsável pela inserção de mais de 17 mil jovens no mercado, valorizando as empresas que cumprem com a Lei da Aprendizagem. “Dar oportunidade ao jovem para que ele tenha acesso ao primeiro emprego pode ser a experiência que mudará a vida dele. As empresas que cumprem a lei estão ajudando o Brasil a mudar por meio da educação e do emprego”, comenta Essert.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017