Jurídico

Diretoria da CAA/PR participa de Conferência Estadual da Mulher Advogada em Maringá

O presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli, integrou a mesa da solenidade de abertura e a vice-presidente, Daniela Ballão Ernlund, foi uma das advogadas homenageadas pela CMA durante o encontro

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná participou da Conferência Estadual da Mulher Advogada que aconteceu de 23 a 25 de março, em Maringá. O presidente da entidade, Artur Piancastelli, integrou a mesa na solenidade de abertura do evento, na sexta-feira (23). Durante três dias, foram debatidos diversos temas relacionados ao “Protagonismo da Mulher Advogada”, tema central do encontro.

Também participaram da Conferência as diretoras da CAA/PR, Iolanda Gomes e Julia Gladis Lacerda Arruda, que entoou o Hino Nacional na cerimônia de abertura, e a vice-presidente Daniela Ballão Ernlund, umas das advogadas homenageadas pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná pelos incessantes trabalhos desenvolvidos em defesa da igualdade de gênero e dos direitos da mulher. Daniela Ballão presidiu a CMA da Seccional na gestão 2013/2016.

Após as homenagens, a vice-presidente da CAA/PR saudou as demais homenageadas e falou em nome da instituição. “O apoio institucional da Caixa de Assistência ao evento visa à promoção da igualdade de gênero, que resulta em um mundo mais generoso e de paz social. Os profissionais da advocacia devem estar atentos se estão diariamente exercendo a promoção de igualdade em nosso micro espaço de trabalho e de convivência familiar e social, respeitando o espaço de cada ser humano”, frisou Daniela Ballão.

“Cabe à advocacia defender a democracia, a igualdade de homens e mulheres em toda e qualquer esfera de poder e, principalmente, na oportunidade e remuneração igualitária. Precisamos formar bons líderes, sermos modelo para toda a sociedade. Todos aqui presentes possuem o dever de levar essa missão à sua cidade, ao seu trabalho. A CAA/PR já a cumpre, uma vez que atualmente tem uma diretoria composta por 50% de advogados e 50% de advogadas, ou seja, um modelo de gestão baseada na equidade de gênero”, completou a vice-presidente da CAA/PR.

A delegada da CAA/PR em São José dos Pinhais e secretária-geral da Subseção, Sibeli Gurski, também foi uma das advogadas homenageadas no evento. Já delegada em Assis Chateaubriand, Rafaella Lanzoni Bueno, presidiu um dos painéis de debates. A Caixa de Assistência ainda sorteou livros de autoria de advogadas paranaenses entre participantes da Conferência.

“As advogadas Rogéria Dotti, Andressa Jarletti e Christyanne Bortoloto gentilmente doaram livros escritos e organizados por elas para serem sorteados entre as presentes. Ao valorizar as autoras paranaenses estamos valorizando o trabalho de todas as advogadas do Paraná”, destacou a vice-presidente Daniela Ballão.

Abertura
“O espaço do feminino no mundo é transformador. Esse encontro nos convoca a encontrar saídas para as diversas crises que enfrentamos, sejam relacionadas às questões de gênero, que atingem diretamente as mulheres, sejam ligadas a causas de toda a sociedade. Por isso a Comissão da Mulher Advogada, ao organizar esta programação, foi além dos temas exclusivamente circunscritos ao universo feminino. A meta aqui é, a partir do conhecimento construído por mulheres de diferentes áreas, em debate também com os homens, mostrar que somente juntos seremos capazes de encontrar caminhos para os grandes problemas sociais”, afirmou a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, na cerimônia de abertura da Conferência.

Além do presidente da CAA/PR e da secretária-geral da Seccional, compuseram a mesa da solenidade de abertura o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; o presidente da OAB Maringá, Marcelo Costa; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Luciana Sbrissia Bega; a advogada Edni de Andrade Arruda, condecorada em novembro com a medalha Vieira Netto; a vice-presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira; e pelas palestrantes da noite, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, a jornalista Eliane Cantanhêde, comentarista política da Globonews e do jornal O Estado de S. Paulo.

Corrida Legal
No domingo (26), a Caixa de Assistência promoveu um encontro especial entre os participantes da Conferência e os integrantes do projeto Corrida Legal de Maringá. Uma caminha no Parque do Ingá fez um alerta aos participantes sobre a importância da prática de atividade física para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, principal foco do projeto da CAA/PR que é desenvolvido em 10 cidades do estado e beneficia mais de 500 pessoas, entre advogados e dependentes. A atividade foi coordenada pelo secretário-geral adjunto da CAA/PR e coordenador-geral do projeto Corrida Legal, Paulo Giovani Fornazari, e pelo conselheiro estadual da OAB por Maringá, Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto.

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Terraço, venda e seguro

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projeto prevê uso seguro de brinquedos em parques de diversão

Por Mary Derosso

Continue lendo

Integração de espaços torna residências mais versáteis e contemporâneas

Empreendimento oferece apartamentos com a opção de até oito ambientes integrados

Continue lendo

Adega Alentejana em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Ninguém quer ser síndico

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017