Jurídico

Diretoria da CAA/PR participa de Conferência Estadual da Mulher Advogada em Maringá

O presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli, integrou a mesa da solenidade de abertura e a vice-presidente, Daniela Ballão Ernlund, foi uma das advogadas homenageadas pela CMA durante o encontro

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná participou da Conferência Estadual da Mulher Advogada que aconteceu de 23 a 25 de março, em Maringá. O presidente da entidade, Artur Piancastelli, integrou a mesa na solenidade de abertura do evento, na sexta-feira (23). Durante três dias, foram debatidos diversos temas relacionados ao “Protagonismo da Mulher Advogada”, tema central do encontro.

Também participaram da Conferência as diretoras da CAA/PR, Iolanda Gomes e Julia Gladis Lacerda Arruda, que entoou o Hino Nacional na cerimônia de abertura, e a vice-presidente Daniela Ballão Ernlund, umas das advogadas homenageadas pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná pelos incessantes trabalhos desenvolvidos em defesa da igualdade de gênero e dos direitos da mulher. Daniela Ballão presidiu a CMA da Seccional na gestão 2013/2016.

Após as homenagens, a vice-presidente da CAA/PR saudou as demais homenageadas e falou em nome da instituição. “O apoio institucional da Caixa de Assistência ao evento visa à promoção da igualdade de gênero, que resulta em um mundo mais generoso e de paz social. Os profissionais da advocacia devem estar atentos se estão diariamente exercendo a promoção de igualdade em nosso micro espaço de trabalho e de convivência familiar e social, respeitando o espaço de cada ser humano”, frisou Daniela Ballão.

“Cabe à advocacia defender a democracia, a igualdade de homens e mulheres em toda e qualquer esfera de poder e, principalmente, na oportunidade e remuneração igualitária. Precisamos formar bons líderes, sermos modelo para toda a sociedade. Todos aqui presentes possuem o dever de levar essa missão à sua cidade, ao seu trabalho. A CAA/PR já a cumpre, uma vez que atualmente tem uma diretoria composta por 50% de advogados e 50% de advogadas, ou seja, um modelo de gestão baseada na equidade de gênero”, completou a vice-presidente da CAA/PR.

A delegada da CAA/PR em São José dos Pinhais e secretária-geral da Subseção, Sibeli Gurski, também foi uma das advogadas homenageadas no evento. Já delegada em Assis Chateaubriand, Rafaella Lanzoni Bueno, presidiu um dos painéis de debates. A Caixa de Assistência ainda sorteou livros de autoria de advogadas paranaenses entre participantes da Conferência.

“As advogadas Rogéria Dotti, Andressa Jarletti e Christyanne Bortoloto gentilmente doaram livros escritos e organizados por elas para serem sorteados entre as presentes. Ao valorizar as autoras paranaenses estamos valorizando o trabalho de todas as advogadas do Paraná”, destacou a vice-presidente Daniela Ballão.

Abertura
“O espaço do feminino no mundo é transformador. Esse encontro nos convoca a encontrar saídas para as diversas crises que enfrentamos, sejam relacionadas às questões de gênero, que atingem diretamente as mulheres, sejam ligadas a causas de toda a sociedade. Por isso a Comissão da Mulher Advogada, ao organizar esta programação, foi além dos temas exclusivamente circunscritos ao universo feminino. A meta aqui é, a partir do conhecimento construído por mulheres de diferentes áreas, em debate também com os homens, mostrar que somente juntos seremos capazes de encontrar caminhos para os grandes problemas sociais”, afirmou a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, na cerimônia de abertura da Conferência.

Além do presidente da CAA/PR e da secretária-geral da Seccional, compuseram a mesa da solenidade de abertura o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; o presidente da OAB Maringá, Marcelo Costa; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Luciana Sbrissia Bega; a advogada Edni de Andrade Arruda, condecorada em novembro com a medalha Vieira Netto; a vice-presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira; e pelas palestrantes da noite, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, a jornalista Eliane Cantanhêde, comentarista política da Globonews e do jornal O Estado de S. Paulo.

Corrida Legal
No domingo (26), a Caixa de Assistência promoveu um encontro especial entre os participantes da Conferência e os integrantes do projeto Corrida Legal de Maringá. Uma caminha no Parque do Ingá fez um alerta aos participantes sobre a importância da prática de atividade física para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, principal foco do projeto da CAA/PR que é desenvolvido em 10 cidades do estado e beneficia mais de 500 pessoas, entre advogados e dependentes. A atividade foi coordenada pelo secretário-geral adjunto da CAA/PR e coordenador-geral do projeto Corrida Legal, Paulo Giovani Fornazari, e pelo conselheiro estadual da OAB por Maringá, Joaquim Mariano Paes de Carvalho Neto.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Edifícios também adoecem

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projetos que é verdadeira lição de estilo

Solução criativa para transformar ambientes da casa

Continue lendo

Brunch exclusivo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017