Geral

Como decorar a cozinha com itens retrô

Criatividade e bom gosto podem fazer sua cozinha ser totalmente repaginada

Como decorar a cozinha com itens retrô

O antigo está de volta! O estilo retrô será uma das tendências para a decoração de ambientes que mais estarão em alta em 2018. Alguns estados do país, como o Paraná, já embarcaram de vez nessa moda. É só olhar os apartamentos em Curitiba e comprovar com os seus próprios olhos.

E, de todos os cômodos da casa, a cozinha é um dos que mais apresentam potencial para embarcar nessa tendência. Afinal, há tantos itens retrô que podemos acrescentar nesse ambiente, como geladeiras e armários antigos, utensílios esmaltados, azulejos decorados, que o próprio processo de decoração acaba se tornando mais rico e divertido.

Apostar em itens retrô também pode ser a solução que você buscava para finalmente colocar um pouco de criatividade em sua casa, além de que o retrô também é uma ótima opção para os nostálgicos que gostam de buscar referências no passado para compor uma decoração.

Charmosa, alegre e sempre com o propósito de resgatar elementos que fizeram sucesso entre os anos 50 e 80, a decoração retrô pode ficar linda na sua cozinha se você utilizar os elementos certos em combinação.

Para inspirar você e a sua família a criar a melhor cozinha do mundo e ainda provocar as melhores sensações nos seus amigos e visitantes, nós separamos 9 dicas de como decorar o espaço com itens retrô.

É claro que nada impede que você também busque inspiração em outras páginas na web. Sites de imóveis, principalmente de casas em Curitiba, onde é possível ver muito essa tendência, são outras ótimas opções que podem te ajudar a alimentar a sua criatividade com grandes ideias.

1ª dica: Deixe tudo colorido
Abuse das cores vivas e da diversidade de cores também. Algumas das combinações que mais fizeram sucesso nos Estados Unidos na década de 40 foram vermelho, azul e branco; vermelho, bege e verde; e branco, azul e amarelo.

Para dar um toque dos anos dourados à sua cozinha, uma paleta de cor típica dos anos 60 envolve a combinação de amarelos, marrons e laranjas. Mas se é a época da Belle Époque que você busca resgatar, aposte na combinação amarelo, verde e branco, cores muito utilizadas em cozinhas nos anos 30.

Como estamos falando de combinações um tanto ousadas, antes de pintar a sua cozinha, adquira amostras de latas de tinta e teste em uma parte da parede para identificar, de fato, a sua tonalidade favorita.

Caso pintar a cozinha não seja a melhor opção para você, uma alternativa é usar um papel de parede. Esse acessório de decoração pode ser uma maneira mais prática e versátil de colocar um ar mais retrô na sua cozinha sem ter que, necessariamente, mexer na cor do ambiente.

Se você estiver muito carente de ideias, busque se inspirar com as milhares de fotos disponíveis na internet. Imagens de imóveis em Curitiba, que já têm muito do retrô em suas decorações, como falado anteriormente, podem vir a trazer muitas ideias úteis para você.

2ª dica: Aposte nos esmaltados
Uma cozinha retrô que se preze quase não tem vidros em sua louçaria. É que, no retrô, panelas, chaleiras e leiteiras, por exemplo, não só têm que ser esmaltadas, como é interessante que os utensílios sejam carregados com tonalidades contagiantes e fortes.

3ª dica: Invista em peças de cerâmica
A cerâmica faz muito sucesso nesse tipo de decoração, principalmente se possuir estampas delicadas. Esse material é muito valorizado em potes, xícaras, canecas e pratos.

4ª dica: Resgate móveis antigos
Não há como se falar em cozinha retrô se não houver a presença de móveis antigos com pinturas coloridas. Mas, para que esses móveis possam fazer um bom casamento com os outros itens retrô que serão colocados nesse ambiente, tenha em mente a época que você busca resgatar e mantenha-se firme nessa linha.

A decoração usada nas décadas de 20 e 30, por exemplo, é mais romântica, possui cores mais claras e muitas curvas. O layout dos anos 1950, por sua vez, investe em móveis com formas irreverentes, superfícies lisas e cores vivas.

5ª dica: Ouse com um chão xadrez
Se você mora no Paraná, onde está bombando o estilo retrô, provavelmente já deva ter visto apartamentos em Curitiba com esse tipo de piso. O chão xadrez, além de ser super inovador, é uma grande referência do estilo retrô.

Pra alcançar esse efeito, que muito lembra as lanchonetes dos anos 1950, selecione um piso nas cores branca e preta e ordene-os de forma que lembrem um tabuleiro.

6ª dica: Enfeite as paredes
Use e abuse da criatividade para decorar a sua cozinha com quadros vintage, luzes de canto e plantas suspensas. A intenção é que tudo fique bem visível e destacado nas paredes, o que irá agregar valor e cor ao espaço.

7ª dica: Acrescente azulejos decorados à cozinha
Abuse dos azulejos decorados e não tenha receio em apostar em estampas e cores diferentes para deixar a sua cozinha mais alegre. Trabalhar com ladrilhos hidráulicos (muito populares nos anos 30 e 40) pode ser uma boa opção pra quem quer inovar ainda mais.

Caso não encontre esses tipos de peça à venda, há outras opções de azulejos semelhantes a esse revestimento.

8ª dica: Abuse das estampas
As estampas, sem dúvida alguma, são uma tendência que merece ser resgatada. O que não faltam são padrões que combinam com o estilo retrô, como é o caso do psicodélico, o poá, o floral, o listrado e o xadrez.

Essas estampas tão coloridas e divertidas caem muito bem nas cortinas da cozinha e em panos de prato. Se quiser, você também pode combinar essas estampas com outros enxovais e objetos da mesma época. Para te ajudar nesse trabalho, há muitas fotos de casas em Curitiba na internet para você tomar como referência.

9ª dica: Não se esqueça dos eletrodomésticos (e eletroportáteis) retrô
Só de olhar, já é fácil reconhecer quando as geladeiras e fogões são do estilo retrô. Em geral, os eletrodomésticos possuem cores vivas e linhas curvas, além de representarem um verdadeiro espetáculo de atitude, estilo e beleza, como vemos em imóveis em Curitiba.

Quanto aos eletroportáteis, há muitos bem modernos que também embarcam nessa onda retrô com designs característicos dos anos 50, como é o caso de pipoqueiras, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras e torradeiras.

E agora, está pronto para investir em um projeto retrô para a sua cozinha? Esperamos que você aproveite bem as dicas e compartilhe nas redes sociais!

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Edifícios também adoecem

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projetos que é verdadeira lição de estilo

Solução criativa para transformar ambientes da casa

Continue lendo

Brunch exclusivo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017