Tecnologia

Economia e sustentabilidade nas construções

A solução é indicada para empreendimentos corporativos e residenciais

A Eliane Tec, especializado em soluções completas, une sua expertise industrial ao conhecimento técnico em engenharia para a criação do sistema Tec Garden Eliane, tecnologia construtiva que reserva as águas das chuvas para irrigação de espaços verdes sobre lajes, telhado verde e jardins. A solução é indicada para empreendimentos corporativos e residenciais. O Tec Garden Eliane atua como um lençol freático artificial, onde a água penetra o solo, sendo filtrada por uma manta geossintética e fica armazenada no vão sob as placas de porcelanato do piso e a laje impermeabilizada.

O sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza: por meio da capilaridade, um sistema de finos tubos conduz o conteúdo deste reservatório para o solo, onde a água é absorvida naturalmente pelas raízes de plantas. Deste modo, o sistema garante a umidade da terra e a irrigação natural dos jardins, sem a utilização de energia elétrica, bombas ou outros equipamentos irrigantes.

Além da autoirrigação de jardins, o Tec Garden Eliane também contribui para a redução do risco de enchentes, além de reduzir o consumo de água potável para manutenção da área e garantir o abastecimento de jardins mesmo em épocas de poucas chuvas, gerando grande economia final para os edifícios. Um exemplo: uma construção com área total de 1.706 m², utilizando 298m² de Tec Garden Eliane no jardim térreo e na cobertura verde do teto, ganha um reservatório de 30.000 litros d´água – equivalente a 30 caixas d´água de mil litros.

O sistema é preparado para o caso de chuvas intensas, onde uma rede de extravasamento é acionada, drenando o excesso de água para que o solo não encharque. Também equipado para atuar em épocas de estiagem, a tecnologia passa a utilizar água da rede urbana ou de reuso, mantendo a irrigação contínua das plantas.

A ecoeficiência do Tec Garden ainda proporciona conforto térmico à construção, reduz as ilhas de calor e garante pontos para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017