Tecnologia

Economia e sustentabilidade nas construções

A solução é indicada para empreendimentos corporativos e residenciais

A Eliane Tec, especializado em soluções completas, une sua expertise industrial ao conhecimento técnico em engenharia para a criação do sistema Tec Garden Eliane, tecnologia construtiva que reserva as águas das chuvas para irrigação de espaços verdes sobre lajes, telhado verde e jardins. A solução é indicada para empreendimentos corporativos e residenciais. O Tec Garden Eliane atua como um lençol freático artificial, onde a água penetra o solo, sendo filtrada por uma manta geossintética e fica armazenada no vão sob as placas de porcelanato do piso e a laje impermeabilizada.

O sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza: por meio da capilaridade, um sistema de finos tubos conduz o conteúdo deste reservatório para o solo, onde a água é absorvida naturalmente pelas raízes de plantas. Deste modo, o sistema garante a umidade da terra e a irrigação natural dos jardins, sem a utilização de energia elétrica, bombas ou outros equipamentos irrigantes.

Além da autoirrigação de jardins, o Tec Garden Eliane também contribui para a redução do risco de enchentes, além de reduzir o consumo de água potável para manutenção da área e garantir o abastecimento de jardins mesmo em épocas de poucas chuvas, gerando grande economia final para os edifícios. Um exemplo: uma construção com área total de 1.706 m², utilizando 298m² de Tec Garden Eliane no jardim térreo e na cobertura verde do teto, ganha um reservatório de 30.000 litros d´água – equivalente a 30 caixas d´água de mil litros.

O sistema é preparado para o caso de chuvas intensas, onde uma rede de extravasamento é acionada, drenando o excesso de água para que o solo não encharque. Também equipado para atuar em épocas de estiagem, a tecnologia passa a utilizar água da rede urbana ou de reuso, mantendo a irrigação contínua das plantas.

A ecoeficiência do Tec Garden ainda proporciona conforto térmico à construção, reduz as ilhas de calor e garante pontos para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017