Economia

Empresário paranaense permanece otimista

Setor de construção civil está confiante na retomada da economia

O industrial da construção no Paraná segue confiante pelo segundo mês consecutivo. Em março, a alta de 4,3 pontos no Índice de Confiança da Indústria de Construção, monitorado pelo Departamento de Economia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), mostra um acumulado de 59,1 pontos, 23,7 acima do que foi registrado no mesmo mês de 2016.

O empresário da Baú Construtora, Normando Baú, confirma os dados. “A nossa percepção é que o pior já passou, mas a melhora vai acontecer em doses homeopáticas. A gente já consegue pensar, planejar, mas não pode ser afoito”, afirma.

Pesam para a elevação da confiança, o aumento de 7,4 no índice de condições – fatores favoráveis à atividade econômica no ambiente externo e da empresa – que chegou a 53,3 pontos em março e saiu do pessimismo. “Nos últimos três meses, o índice apresentou aumento contínuo, evidenciando que há melhoras na situação econômica e na situação das empresas. A saída da recessão não é algo simples e não será instantânea, mas passa pela retomada da confiança do empresário para que ele possa voltar a investir e, consequentemente, a gerar emprego e renda”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo.

O empresário está otimista em relação às expectativas da economia e de seus negócios. Em março, houve um aumento de 2,8 pontos no indicador e uma soma de 62. Se comparados os valores deste mês com o mesmo período de 2016, há um acréscimo de 29,4 pontos nas expectativas da economia e 22 nas da empresa.

Colunas

SESI Música une Mano a Mano Trio e João Bosco no mesmo palco

A apresentação é inédita e acontece no dia 18 de novembro em uma realização do SESI Cultura Paraná

Continue lendo

Silêncio é lei noite e dia

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei traz benefícios aos deficientes visuais

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto fala sobre os principais erros ao começar uma construção

É comum se cometer erros ao realizar uma construção, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”

Continue lendo

Nova imortal

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Acesso forçado à unidade

“O condômino está obrigado a permitir o acesso à área privativa se isso for indispensável para a realização de obras de conservação do edifício condominial.”

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017