Economia

Fatores positivos sinalizam melhoria para o mercado imobiliário

Setor está otimista em relação à retomada da economia

Pesquisa do VivaReal aponta que existe uma série de pontos específicos do mercado imobiliário que também precisam ser contemplados quando se em expectativas para 2017. Fatores como o novo pacote de medidas anunciado pelo governo federal, a continuidade de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e a retomada dos lançamentos são muito importantes para se traçar uma visão mais assertiva.

Em outubro de 2016, a Caixa Econômica Federal reafirmou que devem ser liberados cerca de R$ 200 bilhões em recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para serem utilizados em habitação social entre 2017 e 2020.

Uma das notícias que mais trouxe alívio para o mercado no último ano foi a manutenção do Programa Minha Casa Minha Vida, que foi alvo de muitos boatos sobre uma redução ou até mesmo sobre seu fim. O fato é que o Ministério das Cidades garantiu a manutenção do MCMV e para 2017 ele deve continuar com um foco maior na nova faixa 1,5 e também nas faixas 2 e 3. A faixa 1, que contempla as famílias com menor renda, deve ser residual nesse período, só sendo retomada de fato a partir de 2018 ou 2019.

No fim de dezembro, o governo federal anunciou um pacote de medidas para acelerar a economia como um todo. Dentre elas, havia um conjunto de medidas destinado ao mercado imobiliário e que deve se transformar em ações concretas em 2017.

Os principais destaques do pacote são a regulamentação dos distratos, que deve ser a primeira medida colocada em prática, além de incentivos ao crédito imobiliário como o uso de recursos do FGTS para financiar imóveis até o limite do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) com condições facilitadas.

Já nesse início de ano, notícias que indicam a retomada dos lançamentos imobiliários têm começado a surgir. Para o segundo semestre, 200 mil profissionais devem ser contratados para trabalhar na construção civil e deve haver também um aumento na procura por terrenos para novos empreendimentos.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017