Economia

Fatores positivos sinalizam melhoria para o mercado imobiliário

Setor está otimista em relação à retomada da economia

Pesquisa do VivaReal aponta que existe uma série de pontos específicos do mercado imobiliário que também precisam ser contemplados quando se em expectativas para 2017. Fatores como o novo pacote de medidas anunciado pelo governo federal, a continuidade de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e a retomada dos lançamentos são muito importantes para se traçar uma visão mais assertiva.

Em outubro de 2016, a Caixa Econômica Federal reafirmou que devem ser liberados cerca de R$ 200 bilhões em recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para serem utilizados em habitação social entre 2017 e 2020.

Uma das notícias que mais trouxe alívio para o mercado no último ano foi a manutenção do Programa Minha Casa Minha Vida, que foi alvo de muitos boatos sobre uma redução ou até mesmo sobre seu fim. O fato é que o Ministério das Cidades garantiu a manutenção do MCMV e para 2017 ele deve continuar com um foco maior na nova faixa 1,5 e também nas faixas 2 e 3. A faixa 1, que contempla as famílias com menor renda, deve ser residual nesse período, só sendo retomada de fato a partir de 2018 ou 2019.

No fim de dezembro, o governo federal anunciou um pacote de medidas para acelerar a economia como um todo. Dentre elas, havia um conjunto de medidas destinado ao mercado imobiliário e que deve se transformar em ações concretas em 2017.

Os principais destaques do pacote são a regulamentação dos distratos, que deve ser a primeira medida colocada em prática, além de incentivos ao crédito imobiliário como o uso de recursos do FGTS para financiar imóveis até o limite do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) com condições facilitadas.

Já nesse início de ano, notícias que indicam a retomada dos lançamentos imobiliários têm começado a surgir. Para o segundo semestre, 200 mil profissionais devem ser contratados para trabalhar na construção civil e deve haver também um aumento na procura por terrenos para novos empreendimentos.

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017