Economia

De olho no bolso: saiba como economizar energia em casa

A redução do consumo de energia elétrica, por exemplo, pode ser um aliado importante na hora de diminuir os gastos domésticos

O momento pede economia, mas nem sempre nos atentamos que ela pode ser conseguida com pequenas mudanças de hábitos em nossa casa. A redução do consumo de energia elétrica, por exemplo, pode ser um aliado importante na hora de diminuir os gastos domésticos.

Além de pesquisar produtos que tenham a indicação de eficiência energética classe A, é preciso ir além. Por acaso, você desliga os eletrodomésticos sem uso da tomada? Escolhe o que pretende comer com a porta da geladeira aberta? Ter as respostas corretas para estas perguntas pode ajudar bastante. Por isso, especialista Vanderlei Niehues respondeu as principais dúvidas sobre o tema. Confira:

O MORADOR - Como escolher eletrodomésticos que consomem menos energia? Como consultar o selo de eficiência energética?
Vanderlei Niehues - Acessando o site http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp e buscando o modelo de interesse. Esta busca é importante, pois já pode direcionar a compra do consumidor para um produto que consuma menos e tenha menor impacto na conta de energia.

O MORADOR - O consumidor deve desligar todos os equipamentos da tomada quando for viajar?
Vanderlei Niehues - Sim. Além de economizar energia, pode evitar danos aos equipamentos como os causados por uma sobrecarga de energia inesperada, ocasionada por raios, por exemplo, ou um curto circuito.

O MORADOR - Eletrodomésticos que não ficam em constante funcionamento, como microondas, forno elétrico e lavadora, podem permanecer desconectados da tomada para serem ligados apenas na hora do uso? Essa prática favorece a economia de energia?
Vanderlei Niehues - Sim, pois essa ação, além de não provocar problemas no produto, evita riscos de descargas elétricas quando o produto não está em uso e favorece a economia de energia. Produtos em stady by também consomem energia elétrica.

O MORADOR - Abrir e fechar a porta da geladeira diversas vezes ou abrir apenas uma vez por tempo mais prolongado. Qual a melhor opção em termos de eficiência energética?
Vanderlei Niehues - Depende da quantidade de vezes que você abrirá a porta versus o tempo que deixará ela aberta. Se forem poucas vezes, o ideal é sempre abrir e fechar a porta rapidamente, evitando assim a troca de calor com o ambiente. Toda vez que a temperatura interna sofre alteração pela troca de calor com o ambiente, o refrigerador trabalha mais para estabilizar a temperatura interna e consome mais energia.

O MORADOR - Deixar o freezer aberto durante muito tempo faz com que o refrigerador gaste mais energia na recuperação da temperatura interna?
Vanderlei Niehues - Sim. Assim como acontece com a geladeira, o sensor mantém o sistema de refrigeração funcionando por mais tempo para recuperar a temperatura perdida com a troca de calor entre o freezer o ambiente, o que ocasiona o maior consumo de energia.

O MORADOR - Ligar e desligar o ar condicionado diversas vezes gasta mais ou menos energia do que deixar ligado durante muitas horas?
Vanderlei Niehues - Quando o condicionador de ar é ligado, o compressor liga também, gerando um pico no consumo de energia necessário para iniciar o seu funcionamento. Este é o momento em que o produto mais consome energia.

O MORADOR - Pausar o ciclo de lavagem da lavadora para deixar as roupas de molho aumenta o consumo de energia? Qual a melhor forma de efetuar esse processo, deixando a máquina ligada ou tirando da tomada?
Vanderlei Niehues - Podem ser utilizadas as duas formas para deixar as roupas de molho, porém retirando a máquina da tomada haverá uma economia de energia.

O MORADOR - O fogão gasta energia somente na hora de acender a chama ou durante todo o preparo?
Vanderlei Niehues - Existem diversos modelos de fogão:

1- Fogão a gás com acendimento automático na mesa e forno
Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama e quando é utilizada a luz do forno.

2- Fogão a gás com acendimento automático na mesa, forno e grill no forno
Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama, quando é utilizada a luz do forno e/ou quando é utilizado o grill.

3- Fogão a gás com acendimento automático na mesa, resistência no lugar do queimador a gás no forno e grill no forno
Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama na mesa, quando é utilizada a luz do forno e/ou quando é utilizado a resistência do forno e/ou o grill.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017