Economia

Primeira cooperativa de geração de energia a partir da biomassa será lançada em Curitiba

Lançamento acontece na próxima quinta-feira, 5 de abril

No próximo dia 5 de abril acontece o lançamento comercial das duas primeiras Cooperativas de Energia Paraná que vão gerar energia a partir de biomassa lenhosa. As cooperativas integram o sistema Ecoperativa, o primeiro sistema de cooperativas para geração de energia de fontes alternativas limpas, fundado em Curitiba. A primeira unidade está em fase de construção em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba com previsão de geração de energia para o início de 2019.

A geração de energia elétrica será feita a partir de resíduos de biomassa lenhosa, oriundas de podas de árvores das ruas, parques e praças da região metropolitana de Curitiba, seguindo os conceitos de geração distribuída, permitida pelas resoluções nº 482/2012 e nº 687/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Optamos inicialmente por utilizar a biomassa oriundas de podas de árvores das ruas, parques e praças de Curitiba, devido a vários fatores, entre eles, a alta disponibilidade desta matéria-prima no estado como passivo ambiental”, explica o presidente da Cooperativa de Energia Paraná 1 (PR1), Paulo Rabelo.

A PR1 atenderá o público consumidor residencial e a Cooperativa de Energia Paraná – PR2 atenderá empresas com pequeno e médio consumo. As cooperativas terão, somadas, cerca de 13.000 cotas de energia para distribuir entre seus cooperados.

Geração de energia
O total de consumidores que produzem a própria energia saltou de quatro conexões registradas na Aneel, em 2012, para 36,1 mil em março de 2018. Estima-se que, no ano de 2024, serão mais de 1,2 milhão de consumidores produzindo o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada. Um estudo da DataFolha realizado em 178 municípios de regiões metropolitanas e cidades do interior do Brasil revela que 140 milhões de brasileiros manifestam interesse de gerar energia para consumo.

A energia gerada pelo sistema Ecoperativa será utilizada exclusivamente para o uso de seus cooperados, que podem ser famílias, pequenas e médias empresas com consumo registrado mínimo de 50 kWh/mês.

O vice-presidente da Ecoperativa, Ismenio Castro Braga Junior, assinala que a instalação de equipamentos para geração de energia de forma individual, sem ser através de uma cooperativa, exige aproximadamente 2 a 5 vezes mais investimento do que uma solução coletiva como a cooperativa de energia. Além disso, ressalta que neste modelo, o consumidor não precisa alterar em nada o seu imóvel, e todos os trâmites legais e financeiros junto à concessionária são feitos pela própria cooperativa.

“O cooperado que gerar a própria energia por meio de biomassa terá uma economia de 20% no gasto com o consumo de energia no caso de empresas e de até 30% no caso de residências”, calcula Braga Júnior. Outro fator importante é que o consumidor fica imune à incidência de bandeiras tarifárias na sua conta. Nos últimos 25 meses, 20 deles tiveram a incidência de alguma bandeira tarifária, conforme matéria da revista Proteste edição de março de 2018.

Energia a partir da biomassa
A biomassa é uma das fontes alternativas de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos, além de apresentar ampla capacidade de contribuir para a diversificação da matriz energética. As mais conhecidas são a biomassa proveniente de resíduos lenhosos, carvão vegetal, babaçu, óleos vegetais, resíduos vegetais, sisal, casca de arroz, cana de açúcar, dentre outros. A Agência Internacional de Energia (AIE) calcula que dentro de aproximadamente 20 anos cerca de 30% do total da energia consumida pela humanidade será proveniente das fontes renováveis, que hoje representam 14% da energia produzida no mundo, em que a biomassa tem 11,4% na participação da oferta.

O Brasil possui tecnologia já plenamente desenvolvida para gerar energia a partir de biomassa, o que resulta na economia de investimentos e custos, e na transformação dos resíduos em energia limpa e mais barata, contribuindo assim para sustentabilidade e limpeza do meio ambiente. O país também conta com diversos produtores e fornecedores nacionais da maior parte dos equipamentos e insumos necessários. “Fizemos estudos financeiros exaustivos entre as matrizes renováveis e escolhemos a biomassa, que também é a mais econômica para os consumidores, em relação, por exemplo, à energia solar e eólica”, afirma Paulo Rabelo.

Ecoperativa
As Cooperativas de Energia Paraná I e II, pertencentes ao sistema Ecoperativa, tem sede administrativa na Rua José de Alencar, nº 60, em Curitiba-PR. Iniciam as atividades com uma estrutura otimizada: presidente, vice-presidente, diretor (secretário e financeiro), e conselho fiscal. Os departamentos de projetos, manutenção, administração, técnico e tarifação são terceirizados. O lançamento comercial da Cooperativa de Energia Paraná I e pré-lançamento da Cooperativa de Energia Paraná II será feito durante evento em Curitiba no Espaço Encontro da Amazônia, às 19h30 do dia 5 de abril, quinta-feira.

Serviço: Lançamento da Cooperativa de Energia Paraná 1 – Ecoperativa
Quinta-feira, 5 de abril às 19h30
Espaço Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1907)
Ecoperativa http://ecoperativa.com.br/

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Paredes laterais sem dono

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

CONHECENDO NOSSAS LEIS

Por Mary Derosso

Continue lendo

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Continue lendo

Rogério Cordoni no Pequeno Cotolengo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagar cota é dever legal

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017