Economia

Indústria da construção aposta na retomada da atividade em 2018

Levantamento feito com 578 empresas mostra que o setor espera o fim das demissões e o aumento no número de novos empreendimentos e serviços

Dois mil e dezoito deve ser um ano melhor para a indústria da construção. É o que indicam as estimativas dos empresários, que apostam no aumento da atividade, na contratação de novos empreendimentos e serviços e no fim das demissões no setor. As informações são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta terça-feira, 19 de dezembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, todos os indicadores de expectativas da pesquisa ficaram acima dos 50 pontos em dezembro, mostrando que os empresários estão otimistas com o desempenho das empresas nos próximos seis meses. O índice de expectativas em relação ao nível de atividade alcançou 53 pontos, o de novos empreendimentos e serviços ficou em 51,9 pontos e o de compra de insumos e matérias-primas subiu para 50,8 pontos. Os indicadores de expectativa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão otimistas.

Essa melhora na expectativa, explica a economista da CNI Flávia Ferraz, é resultado da reativação da economia, da queda dos juros, da inflação baixa e da recuperação do mercado de trabalho. “Além disso, há a expectativa de retomada das concessões, cuja consequência será a contratação de obras de infraestrutura”, afirma Flávia Ferraz.

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) do setor reafirma o otimismo do setor. O indicador subiu para 56,7 pontos, maior valor desde março de 2013, e superior à média histórica de 52,7 pontos. “Nesse cenário, a intenção de investimento manteve a trajetória de alta e atingiu 33,8 pontos em dezembro, maior valor desde abril de 2015”, diz a pesquisa. Mesmo assim, a intenção de investimento ainda está abaixo da média histórica para dezembro, que é de 36,8 pontos. O indicador de intenção de investimento varia de zero a cem pontos. Quanto maior o indicador, maior é a disposição do empresário para investir.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017