Cultura

Centro de Letras do Paraná lança coleção de autores locais

Na foto: Adélia Maria Woellner, Ney Fernando Perracini de Azevedo e Zuleima Magaldi

Escritores renomados e iniciantes na arte da prosa e do verso estão reunidos na Coleção Literária de Autores Paranaenses, composta por dez livros, de inciativa do Centro de Letras do Paraná (CLP), entidade cultural que completa 106 anos de fundação. A obra foi lançada no dia 13 de dezembro.

Para o presidente do CLP, Ney Fernando Perracini de Azevedo, a coleção tem como objetivo contribuir para o reconhecimento local e nacional de escritores paranaenses, no sentido de valorizar a literatura regional e dar oportunidade a novos talentos.
 
Apollo Taborda França, que muito apoiou e incentivou novos escritores, recebe uma homenagem póstuma, em obra de autoria de sua sobrinha Vânia Maria Souza Ennes. A coleção conta também com a divulgação da vida e obra de renomados escritores como Adélia Maria Woellner, Janske Niemann Schlenker, João Manoel Simões, Orlando Woczikosky e Paulo Walback Prestes.

Escritores de famílias tradicionais também compõem a coleção. As irmãs Liamir Santos Hauer e Lygia Lopes dos Santos têm suas produções literárias na obra “Entre Vistas e Memórias” assinada por Leilah Santiago Bufrem. O livro “Família Friedrich em trovas” leva ao conhecimento dos leitores a produção literária da saudosa trovadora Araceli Friedrich e de seus dois filhos, Luiz Hélio e Maurício Norberto.   

“Cronistas do Centro de Letras do Paraná” e “Curitiba Plural” fecham as dez obras. Estas duas coletâneas revelam o notável potencial da instituição, preocupada em difundir novos talentos. A primeira apresenta a produção de 61 autores, todos membros efetivos do CLP. E “Curitiba Plural” mostra o trabalho de 39 autores – alunos e ministrantes do curso de Criação Literária, realizado pela instituição.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017