Cultura

Orquestra Suzuki faz concerto comemorativo em Curitiba

Apresentação será neste sábado, na sede Concórdia do Clube Curitibano, no bairro São Francisco

Neste sábado (29.09), às 19 horas, na sede Concórdia do Clube Curitibano, a Orquestra Suzuki Curitiba realiza concerto comemorativo para celebrar os 40 anos da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná (AETMP), que promove o ensino de violino, viola e violoncelo.

Com o objetivo de formar o indivíduo pela educação do talento, por meio do Método Suzuki, a Associação nasceu em 1978 pelas mãos da violinista e professora Hildegard Soboll Martins. Ela desenvolveu o método com pioneirismo no Paraná ao lado da professora e violinista Edna Ritzmann Savytzky.

Desde sua fundação, a AETMP vem realizando, além do ensino semanal de instrumento, cursos, encontros nacionais e internacionais, recitais e concertos com a sua Orquestra Suzuki Curitiba, formada por alunos e professores.

A Orquestra Suzuki Curitiba tem uma agenda de compromissos também em outras cidades e fora do país já fez apresentações na Escócia e Inglaterra. Em Dublin, capital da Irlanda, foi eleita o melhor grupo de música de câmera da XII Convenção Mundial do Método Suzuki.

A Orquestra Suzuki Curitiba tem em seu repertório músicas de vários estilos, do erudito ao popular, música brasileira e folclórica dos mais diversos países. Ao longo de sua história, tem se apresentado com sucesso em vários espaços culturais da cidade, como Capela Santa Maria, Sesc da Esquina, Canal da Música, Teatro Guaíra, em igrejas e também em outros estados.

Em 2015, a Orquestra realizou vários concertos temáticos como o The Sound Of Music, com músicas do filme A Noviça Rebelde. No ano seguinte, apresentou no Teatro Guairinha o concerto All We Need Is Music, com os maiores sucessos dos Beatles.

No portfólio da Orquestra tem concerto como Crianças para Crianças, realizado para alunos da rede pública de ensino; e o Crianças na Plateia, beneficente para diversas instituições. Realizou ainda intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos com o conjunto americano Buffallo Suzuki Strings.

O método

Na metodologia Suzuki, os alunos podem iniciar o aprendizado do instrumento a partir dos 3 anos de idade, mas também na juventude e fase adulta. Com uma dinâmica diferente das escolas de música tradicionais, na AETMP os aprendizes recebem aulas individuais nas residências dos professores. “Já as atividades em conjunto, aulas coletivas, ensaios e concertos acontecem em espaços diversos, o que proporciona um maior entrosamento, com grande benefício e desenvolvimento aos alunos”, conta a diretora artística da AETMP, a violinista Simone Ritzmann Savytzky.

Serviço
Concerto comemorativo 40 anos da AETMP com a Orquestra Suzuki Curitiba
Dia: sábado (29.09), às 19 horas
Local: sede do Concórdia do Clube Curitibano (Presidente Carlos Cavalcanti, 815) – São Francisco – Curitiba – PR
Ingresso: R$ 10,00

Colunas

Musical com teatro de bonecos anima o fim de semana no Shopping Estação

Espetáculo Voou será apresentado no sábado (24) e no domingo (25)

Continue lendo

Quem paga o prejuízo?

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei contribui para reduzir automedicação

Por Mary Derosso

Continue lendo

Técnica para harmonizar espaços com plantas

O Feng Shui, arte milenar chinesa, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja harmonizar a casa, aproveitando a nova estação, de forma simples e sem muitos custos

Continue lendo

Multa evoca dor e mágoa

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017