Cultura

Suzie Franco lança "Esvoaça", seu álbum solo, no Teatro Paiol

O trabalho será apresentado em shows nos dias 13 e 14 de junho, às 20 horas

Passear pelas canções brasileiras buscando um certo lirismo. Unir composições mais antigas de autores renomados, e outras de compositores atuais pouco conhecidos. Promover uma conversa entre a canção popular e a música de concerto. O resultado é o CD “Esvoaça”, primeiro trabalho solo da cantora Suzie Franco, uma das vozes dos grupos Tao do Trio e Vocal Brasileirão. O lançamento acontece nos dias 13 e 14 de junho, às 20 horas, no Teatro Paiol, em Curitiba.

Fruto de projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, “Esvoaça” foi idealizado em 2015 e finalizado em 2018. O processo começou com conversas entre a cantora e Vicente Ribeiro, que assina os arranjos e a produção musical do CD. “Queríamos fazer um disco de canções brasileiras com um tratamento camerístico. Essa vontade, de certa forma, gerou um garimpo de composições. O fio condutor foi a roupa com a qual as canções foram vestidas”, avalia Suzie Franco.

Erudito e popular

A cantora lembra que a ideia foi buscar compositores que transitavam por esses dois mundos, o erudito e o popular. Por exemplo: Heitor Villa-Lobos, compositor erudito que explorou bastante o universo da canção popular e, no caminho inverso, Tom Jobim, compositor popular que mergulhou profundamente na música de concerto. O CD também traz músicas compostas sobre poemas e canções que têm claramente em suas letras uma condução poética.

A faixa título “Esvoaça” foi composta por Paulo Baiano sobre um poema de Ana Cristina César, considerada um dos principais nomes do movimento da Poesia Marginal da década de 1970. “Gosto muito da canção e gostei de como ela ficou depois de gravada. Achei que daria um bom nome porque remete à leveza e delicadeza que estão presentes no trabalho”.

Suzie comenta sobre o CD: “gravei porque tinha vontade de registrar canções com as quais tenho uma relação afetiva e que me reviram de alguma forma. Meu trabalho de carreira sempre foi o Tao do Trio, mas fiquei muito feliz de resgatar o meu lado solista”.

Família musical

Fechando o álbum, a canção “Do contra”, composta por Lucina e Iso Fischer, se configura como um momento “Noviça rebelde”, integrando toda a família. O produtor musical Vicente Ribeiro, que é companheiro de Suzie há 23 anos, participa da faixa junto com os filhos – Fernanda, João Pedro, Lucas (responsável pelo arranjo vocal e instrumental dessa canção) e Miguel (criador do projeto gráfico do CD). Lucas ainda é o autor de “Boitatá”, composição do CD que foi letrada pela escritora e poeta Etel Frota.

O repertório ainda apresenta canções de Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Claudio Santoro, Guinga, Zé Miguel Wisnik e Mário Seve. Os compositores paranaenses Cláudio Menandro e Marcelo Sandmann também se fazem presentes e arrematam a rica diversidade da canção brasileira.

Suzie canta acompanhada de um time respeitável de músicos: Gabriel Schwartz (flauta), Daniel Migliavacca (bandolim), Romildo Weingartner (cello), Vinícius Chamorro (violão), Marsal Nogueira (baixo acústico), Márcio Rosa (percussão) e o próprio Vicente (piano e direção musical). O show conta com a participação da cantora Cris Lemos e tem Levi Brandão assinando a direção cênica.

Serviço

Lançamento do álbum “Esvoaça”, de Suzie Franco

Data: 13 e 14 de junho, às 20 horas

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho)

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017