Cultura

Livro de Adriana Sydor exercita a autoconsciência partindo dos sete pecados capitais

Escritora lança a obra no próximo dia 7 de junho, na Livraria da Vila, em Curitiba

A escritora Adriana Sydor lança no dia 7 de junho, na Livraria da Vila, em Curitiba, o livro “Sete confissões capitais e outros pecados”, publicado pela Travessa dos Editores. Na obra, a autora exercita a autoconsciência partindo dos sete pecados capitais (vaidade, inveja, preguiça, ira, avareza, gula e luxúria), para encadear reflexões e conclusões pungentes. Tais como: “É correto afirmar que algumas felicidades me atrapalham”; “o que eu quero agora é a alforria definitiva da frase ‘o que vão pensar de mim’”, “a humildade só tem lugar no mundo de hoje se for postiça”, “tenho necessidade do reconhecimento de minhas causas”.

A autora observa que os sete pecados capitais, inicialmente pensados pelo papa Gregório Magno no século 6, e firmados por São Tomás de Aquino no século 13, dizem muito sobre o que é ser humano. Aquino listou os pecados que dos sete originais se desdobram, formando uma lista de quase cinquenta – o ódio que brota da inveja, a traição que vem da avareza, e por aí vai. Assim que, talvez por uma espécie de herança moral, o homem vive ainda hoje em constante conflito interno, mesmo que a postura socialmente aceita seja a de soterrar os demônios interiores sob camadas de ilusões.

As crônicas do livro de Adriana Sydor pegam o caminho inverso da humanidade que tratou de achar um lugar confortável para conviver com tantas proibições. A obra, que traz no início de cada um dos sete capítulos uma das partes que compõem o quadro “Os sete pecados mortais”, do holandês Hieronymus Bosch, é um corajoso exercício confessional sem meias palavras: “porque a escrita é minha salvação e aprendi a fazê-la a partir dos meus motivadores, o que vai aqui é um pouco de mim”. Em “Sete confissões capitais e outros pecados”, autora cruza a via-crúcis do autoconhecimento.

A autora – Adriana Sydor possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná. Foi diretora (AM e FM) - Rádio e Televisão Educativa do Paraná, consultora pedagógica do Portal Educacional (Positivo Informática) Centro Internacional de Tecnologia de Software. Atualmente é redatora - Mil Compassos; colunista - Revista Ideias e editora - Travessa dos Editores. Ministra oficina para professores "Música em Sala de Aula". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: música nacional, programa radiofônico, programa de auditório, educação para professores e literatura.

Serviço:
Lançamento do livro: “Sete confissões capitais e outros pecados”, de Adriana Sydor, pela Travessa dos Editores
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel – Curitiba)
Data: 7 de junho (quinta-feira)
Horário: a partir das 19 horas

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017