Cultura

Livro de Adriana Sydor exercita a autoconsciência partindo dos sete pecados capitais

Escritora lança a obra no próximo dia 7 de junho, na Livraria da Vila, em Curitiba

A escritora Adriana Sydor lança no dia 7 de junho, na Livraria da Vila, em Curitiba, o livro “Sete confissões capitais e outros pecados”, publicado pela Travessa dos Editores. Na obra, a autora exercita a autoconsciência partindo dos sete pecados capitais (vaidade, inveja, preguiça, ira, avareza, gula e luxúria), para encadear reflexões e conclusões pungentes. Tais como: “É correto afirmar que algumas felicidades me atrapalham”; “o que eu quero agora é a alforria definitiva da frase ‘o que vão pensar de mim’”, “a humildade só tem lugar no mundo de hoje se for postiça”, “tenho necessidade do reconhecimento de minhas causas”.

A autora observa que os sete pecados capitais, inicialmente pensados pelo papa Gregório Magno no século 6, e firmados por São Tomás de Aquino no século 13, dizem muito sobre o que é ser humano. Aquino listou os pecados que dos sete originais se desdobram, formando uma lista de quase cinquenta – o ódio que brota da inveja, a traição que vem da avareza, e por aí vai. Assim que, talvez por uma espécie de herança moral, o homem vive ainda hoje em constante conflito interno, mesmo que a postura socialmente aceita seja a de soterrar os demônios interiores sob camadas de ilusões.

As crônicas do livro de Adriana Sydor pegam o caminho inverso da humanidade que tratou de achar um lugar confortável para conviver com tantas proibições. A obra, que traz no início de cada um dos sete capítulos uma das partes que compõem o quadro “Os sete pecados mortais”, do holandês Hieronymus Bosch, é um corajoso exercício confessional sem meias palavras: “porque a escrita é minha salvação e aprendi a fazê-la a partir dos meus motivadores, o que vai aqui é um pouco de mim”. Em “Sete confissões capitais e outros pecados”, autora cruza a via-crúcis do autoconhecimento.

A autora – Adriana Sydor possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná. Foi diretora (AM e FM) - Rádio e Televisão Educativa do Paraná, consultora pedagógica do Portal Educacional (Positivo Informática) Centro Internacional de Tecnologia de Software. Atualmente é redatora - Mil Compassos; colunista - Revista Ideias e editora - Travessa dos Editores. Ministra oficina para professores "Música em Sala de Aula". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: música nacional, programa radiofônico, programa de auditório, educação para professores e literatura.

Serviço:
Lançamento do livro: “Sete confissões capitais e outros pecados”, de Adriana Sydor, pela Travessa dos Editores
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel – Curitiba)
Data: 7 de junho (quinta-feira)
Horário: a partir das 19 horas

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017