Cultura

Obra inédita inspirada no hino nacional brasileiro será interpretada pela primeira vez no país

Durante evento em Curitiba (PR), pianista Pablo Rossi fará a estreia brasileira da partitura de "Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro" para piano e orquestra

Uma das mais famosas peças eruditas inspiradas no hino nacional brasileiro terá uma apresentação inédita no país. A obra "Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro", composta pelo pianista americano Louis Moreau Gottschalk, será interpretada pela primeira vez com piano e orquestra aqui no Brasil. A versão é uma transcrição do também compositor americano, Samuel Adler, e será interpretada pelo pianista brasileiro Pablo Rossi, ao lado de um grupo sinfônico especialmente montado para o concerto, que será integrado por jovens instrumentistas de Curitiba.

"Fazer a estreia da Grande Fantasia Triunfal, que nesta versão congrega o piano e uma orquestra sinfônica completa, tem um significado muito importante para todos nós", afirma Pablo. As partituras vieram ao Brasil diretamente de Nova Iorque, onde ainda reside Samuel Adler, hoje com 90 anos.

Solista e regente da obra, Pablo Rossi, que atualmente vive vem Bruxelas, virá especialmente ao Brasil para o concerto. O músico afirma que a versão original para piano solo de Gottschalk é bastante popular e tem sido executada por muitos pianistas brasileiros durante décadas. Já a versão para piano e orquestra sinfônica nunca foi executada no Brasil. As únicas gravações da obra foram produzidas fora do país, o que reforça o ineditismo da apresentação.

O concerto acontece em Curitiba (PR), em homenagem aos 60 anos de atividades filantrópicas da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. A Associação é composta por 18 grupos de trabalho denominadas "oficinas", congregando 1.200 mulheres, todas voluntárias, que trabalham durante o ano todo desenvolvendo atividades para arrecadar recursos e atender as 160 entidades cadastradas (hospitais, asilos, creches, casas de apoio, paróquias, albergues, comunidades), em Curitiba e região metropolitana.

SERVIÇO:
Onde: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão | Rua Conselheiro Laurindo, s/nº
Quando: 22 de maio de 2018, às 20h
Preços: 5 quilos de alimentos não perecíveis. Não haverá venda de ingressos.
Informações: (41) 3304-7914
Artistas: Pablo Rossi (piano), Camerata Antiqua de Curitiba, Studio D, Ensemble Promenade, Grande Coral, Olga Kiun (piano), Mara Campos (regência), Ângelo Martins (violino), Carlos Eduardo Tavares (viola), Estefan Iatcekiw (piano), Giovanna Coradin e Erickson de Oliveira (bailarinos).
PRODUÇÃO: Vanessa Jenifer

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017