Cultura

Cores surreais atraem olhares para arquitetura das cidades

Nova exposição da fotógrafa Tânia Buchmann está em cartaz na Galeria do ParkGourmet

Uma estética onírica para atrair olhares atentos para a história presente na arquitetura das cidades. Esse é o propósito da fotógrafa curitibana Tânia Buchmann com a sua mais nova exposição intitulada “Oniricidade”, que está em cartaz na Galeria do Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi. Composta por sete fotos, a exposição apresenta imagens inéditas dos telhados e fachadas de prédios históricos de Curitiba, Antonina e São Francisco do Sul, que receberam tratamentos em cores surreais para chamar a atenção do público para a real importância dessas edificações. “Com a alteração da cor do céu e dos prédios, as formas e contornos ganham destaque, valorizando a poética visual”, explica a artista.

Com 20 anos de trabalhos em fotografia e formação em Sociologia, Tânia procura aproximar a sua arte das Ciências Sociais. Seu primeiro livro – “Estados Unidos de Cuba” –, por exemplo, é um ensaio fotográfico somente de modelos de carros norte-americanos que circulam pelas ruas de Cuba, revelando a presença e a utilidade dos bens de consumo capitalistas em uma sociedade comunista.

Nessa nova exposição, a artista mostra uma variante do seu projeto “Casas das Almas”. “Nos últimos anos, tenho registrado edificações abandonadas em diferentes cidades brasileiras, que estão prestes a serem demolidas e a desaparecerem do mapa. A essência desse trabalho é o meu interesse pela finitude inevitável das coisas. Essa pesquisa me chamou a atenção para o fenômeno da verticalização das cidades e o quanto perdemos de história e identidade a cada demolição”, destaca Tânia, que também é supervisora dos cursos de Fotografia e Artes Visuais do Centro Europeu.

A exposição “Oniricidade” ficará em cartaz até dezembro, com visitação gratuita nos horários de funcionamento do Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi.

Colunas

TRAJETÓRIA DE CÂNDIDO PORTINARI NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

A exposição é composta por esboços, desenhos e estudos que revelam o processo criativo do artista

Continue lendo

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

O vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, explica que ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos

Continue lendo

Lei coíbe prática da automedicação infantil

Por Mary Derosso

Continue lendo

Iluminação natural e amplitude trazem economia e sofisticação

Projetos que valorizam o aproveitamento da luz natural seguem princípios sustentáveis e economizam eletricidade

Continue lendo

Homenagem

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagou, tem que provar!

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017