Cultura

Cores surreais atraem olhares para arquitetura das cidades

Nova exposição da fotógrafa Tânia Buchmann está em cartaz na Galeria do ParkGourmet

Uma estética onírica para atrair olhares atentos para a história presente na arquitetura das cidades. Esse é o propósito da fotógrafa curitibana Tânia Buchmann com a sua mais nova exposição intitulada “Oniricidade”, que está em cartaz na Galeria do Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi. Composta por sete fotos, a exposição apresenta imagens inéditas dos telhados e fachadas de prédios históricos de Curitiba, Antonina e São Francisco do Sul, que receberam tratamentos em cores surreais para chamar a atenção do público para a real importância dessas edificações. “Com a alteração da cor do céu e dos prédios, as formas e contornos ganham destaque, valorizando a poética visual”, explica a artista.

Com 20 anos de trabalhos em fotografia e formação em Sociologia, Tânia procura aproximar a sua arte das Ciências Sociais. Seu primeiro livro – “Estados Unidos de Cuba” –, por exemplo, é um ensaio fotográfico somente de modelos de carros norte-americanos que circulam pelas ruas de Cuba, revelando a presença e a utilidade dos bens de consumo capitalistas em uma sociedade comunista.

Nessa nova exposição, a artista mostra uma variante do seu projeto “Casas das Almas”. “Nos últimos anos, tenho registrado edificações abandonadas em diferentes cidades brasileiras, que estão prestes a serem demolidas e a desaparecerem do mapa. A essência desse trabalho é o meu interesse pela finitude inevitável das coisas. Essa pesquisa me chamou a atenção para o fenômeno da verticalização das cidades e o quanto perdemos de história e identidade a cada demolição”, destaca Tânia, que também é supervisora dos cursos de Fotografia e Artes Visuais do Centro Europeu.

A exposição “Oniricidade” ficará em cartaz até dezembro, com visitação gratuita nos horários de funcionamento do Park Gourmet, no ParkShoppingBarigüi.

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Paredes laterais sem dono

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

CONHECENDO NOSSAS LEIS

Por Mary Derosso

Continue lendo

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Continue lendo

Rogério Cordoni no Pequeno Cotolengo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagar cota é dever legal

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017