Condomínios

Dicas para executar uma limpeza eficiente

Um condomínio limpo e bem conservado causa sempre uma boa impressão aos moradores e visitantes, além de ser um ponto fundamental para garantir a saúde e bem-estar das várias famílias que convivem neste espaço comum

 

Atenta a isso, a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) preparou dicas para ajudar os administradores de condomínio e síndicos a coordenarem a limpeza dos empreendimentos e garantirem que os ambientes estejam sempre em ótimas condições.

Contrate uma empresa de serviços especializados
Entre as medidas que os síndicos podem adotar para assegurar uma relação de qualidade com um prestador de serviços especializados é contratar uma empresa vinculada à sua respectiva associação setorial, no caso, a Abralimp. Além disso, verificar se a empresa possui qualificação para atuar no segmento, ou seja, se detém experiência e processos para lidar com situações diversas, normas de segurança etc. Após a contratação, sempre que necessário, reveja o plano de trabalho com o supervisor da prestadora e serviços para os ajustes e adequações necessárias de forma a promover economia de água e recursos em geral, aumentar a produtividade e a eficiência.

Utilize produtos corretos para cada ambiente
Para a limpeza de rotina, recomenda-se uma vasta gama de produtos que vão do detergente neutro e sabão líquido, usados na maioria dos procedimentos de limpeza por serem pouco abrasivos, até os saponáceos e desinfetantes, usados em banheiros. Já os pisos e assoalhos, que podem ser frios, de madeira, pedra, mármore ou ardósia, entre muitos outros, são limpos e tratados com diversos tipos de ceras, além de enceradeiras e panos úmidos. Lembrando que, se tratados com produtos errados, os pisos podem ter redução na durabilidade e até problemas de deterioração. Os mais porosos e sem proteção, por exemplo, são mais suscetíveis e carecem de mais cuidados.

Tenha atenção às superfícies úmidas
Os cantos de cozinhas de salão de festas, banheiros e saunas também merecem uma atenção especial. Afinal, sabemos que em superfícies úmidas existe maior proliferação de fungos. Portanto, para evitar o surgimento de bolor é necessário executar uma manutenção eficaz e periódica, sempre utilizando produtos bactericidas para reduzir o que já está ali e produtos bacteriostáticos para evitar essa proliferação.

Invista em equipamentos modernos para limpeza de grandes áreas
Grandes áreas como pátios, garagens e estacionamentos, por exemplo, precisam ser limpas constantemente e a lavagem é inevitável. Para higienização destes ambientes, recomenda-se o uso das lavadoras de alta pressão. O equipamento recebe a água da torneira, aumentando consideravelmente a pressão e diminuindo a vazão comparada a uma mangueira convencional. Com essa pressão maior, a limpeza é mais rápida, ou seja, o tempo é muito menor para lavar áreas próximas a piscinas, por exemplo, do que com a utilização de uma mangueira, além de um melhor resultado final.

Adote o sistema de reuso de água e evite desperdícios
O reuso da água da chuva para fins não potáveis é uma ótima alternativa que os condomínios podem encontrar para a diminuição do consumo deste recurso. O sistema de captação de águas pluviais por meio de um reservatório é o mais indicado. O que acontece é que essa água é bombeada para fora do condomínio, ou seja, para a rua. Desta forma, sugere-se alterar essa saída para dentro do edifício, uma vez que a água captada poderá ser utilizada na limpeza das áreas comuns e na rega de jardins.

Colunas

SESI Música une Mano a Mano Trio e João Bosco no mesmo palco

A apresentação é inédita e acontece no dia 18 de novembro em uma realização do SESI Cultura Paraná

Continue lendo

Silêncio é lei noite e dia

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei traz benefícios aos deficientes visuais

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto fala sobre os principais erros ao começar uma construção

É comum se cometer erros ao realizar uma construção, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”

Continue lendo

Nova imortal

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Acesso forçado à unidade

“O condômino está obrigado a permitir o acesso à área privativa se isso for indispensável para a realização de obras de conservação do edifício condominial.”

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017