Condomínios

Importância do trabalho do síndico na administração de condomínios

Administrar um condomínio não é uma das tarefas mais fáceis para os responsáveis

Era costume que o síndico fosse um dos moradores, eleitos em assembleia, onde nem todos os participantes ficavam tão satisfeitos com os trabalhos realizados. Por não ser um profissional da área, o síndico nem sempre consegue tomar as melhores decisões de forma administrativa e financeira, o que pode gerar problemas para os condôminos.

A função de síndico está se tornando uma profissão e, por isso, está saindo das mãos dos moradores e passando para as administrativas que tem trabalhos específicos nessas áreas.

Essa busca por administradores profissionais tem se tornado mais comum, principalmente pelos problemas que acontecem internamento, e são rotineiros em condomínios, como por exemplo, consumo de energia, manutenção das áreas comuns, elevadores, barulhos, entre outros.

Um dos trabalhos fundamentais do síndico é a administração e fiscalização das contas do condomínio. Tudo precisa seguir um planejamento, desde a limpeza, inspeção, manutenção, entre outros detalhes. A rotina de trabalho é similar a de uma empresa, com vários afazeres que não podem ser protelados e influenciam o bem-estar de todos os moradores do condomínio.

Alguns itens devem ser levados em consideração na hora de administrar um condomínio: mensuração das despesas periódicas para o funcionamento; administrar os recebimentos, gastos e inadimplência por parte dos condôminos; provisão de gastos com a contratação e manutenção de funcionários; manutenção e administração do fundo de reserva do condomínio; e relacionar e divulgar todas as benfeitorias realizadas em cada período.

Para quem está buscando alugar apartamentos, um dos quesitos que é pesquisado é a forma administrativa do condomínio. Se o trabalho é realizado por um síndico, administradora ou um síndico profissional.

Para um dos moradores, eleito via assembleia, para ser o síndico do condomínio, os trabalhos são mais complicados do que para as empresas especializadas. As planilhas precisam ser atualizadas mensalmente para que os moradores tenham acesso a tudo que está sendo recebido, gasto e movimentado com relação ao condomínio.

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