Patrulha Escolar Comunitária se prepara para a volta às aulas

Policiais militares do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) passam por treinamento, nesta segunda (02) e terça-feira (03), para a recepção dos estudantes na volta às aulas. A atividade ocorre, simultaneamente, em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, sedes do Batalhão de Patrulha.

Trata-se de uma preparação dos policiais para atuarem a partir da próxima segunda-feira (09) na Operação Boas-Vindas. "O objetivo é preparar os policiais militares para prestar o melhor serviço à comunidade escolar", explicou o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, major Antônio Carlos do Carmo.

De acordo com o oficial, a capacitação é rotineira, mas vai ser intensificada neste ano. "O treinamento sempre foi realizado, porém, em 2009, será realizado bimestralmente, pois a excelência em qualquer trabalho só é alcançada por meio de intensas capacitações e com a Patrulha não é diferente", relatou.

A coordenadora estadual da Patrulha Escolar pela Secretaria da Educação, Margarete Maria Lemes, explica que o preparo do policial que trabalha no BPEC é diferente. "Em sua formação tradicional, o policial lida com situações de risco constante. Na escola, ele previne o delito e trabalha com alunos. Esta capacitação vai aperfeiçoar o método de trabalho, para que ele possa atuar de forma eficiente na busca pela segurança no ambiente escolar", enfatizou.

Para Margarete, a Patrulha Escolar Comunitária é uma união de esforços que tem dado muito certo. "As escolas, hoje, têm policiais bem capacitados e exclusivos para esse trabalho. Isso é fruto da união entre força policial e educação, para fazer com que as pessoas entendam que a verdadeira segurança só existe com a participação da comunidade", lembrou a coordenadora.

TREINAMENTO – De acordo com o tenente Dalton Gean Perovano, comandante da 1.ª Companhia do BPEC, a capacitação refere-se à quarta etapa do cronograma de trabalho. "Eles já desenvolvem três palestras regulares nas escolas, que abrangem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segurança e interatividade. Agora, são aperfeiçoados no que chamamos de ‘Formação Continuada em Serviço’", disse.

"Nestes dois dias eles serão treinados para trabalharem com os alunos, principalmente no que se refere a segurança. Mas os trabalhos começaram na última sexta-feira, quando receberam orientações de como proceder com professores, diretores e outros funcionários", contou Perovano.

De acordo com tenente, os PMs foram orientados a auxiliar e resolver problemas em uma escola. "Os policiais foram instruídos para se apresentar aos diretores, esclarecer dúvidas das escolas no desenvolvimento de um trabalho, desenvolver palestras interativas, explicar as diferenças entre delito e indisciplina, desacato, brigas, drogas e armas", descreveu. Os conhecimentos serão passados à comunidade escolar a partir de quarta-feira (04).

Foto: Sargento Macena - PMPR

Fonte: AEN

 

Colunas

SESI Música une Mano a Mano Trio e João Bosco no mesmo palco

A apresentação é inédita e acontece no dia 18 de novembro em uma realização do SESI Cultura Paraná

Continue lendo

Silêncio é lei noite e dia

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei traz benefícios aos deficientes visuais

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto fala sobre os principais erros ao começar uma construção

É comum se cometer erros ao realizar uma construção, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”

Continue lendo

Nova imortal

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Acesso forçado à unidade

“O condômino está obrigado a permitir o acesso à área privativa se isso for indispensável para a realização de obras de conservação do edifício condominial.”

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017