Cidade

Curitiba ganha mural sobre mobilidade urbana

Mural foi entregue na data em que se comemora o Dia Sem Carro

Em 22 de setembro, dedicado ao Dia Mundial Sem Carro, o artista visual Luiz Gustavo Vidal entregou à cidade o Mural Mobilidade Urbana – uma obra de arte pública que, além de promover a reflexão sobre locomoção, homens e animais - resgata a vocação cultural de Curitiba como cidade muralista, berço de artistas como Poty Lazzaroto – a quem Vidal dedica a obra.

A intervenção artística, feita na fachada do antigo Edifício 13 de Maio, passa a integrar uma região da cidade que conta com obras de artistas consagrados e a compor o centro histórico da capital. Com 7 metros de altura por 7 metros de largura, foram utilizados 1.250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos a 900 graus, sua produção levou 2 anos e envolveu a colaboração de artistas como Elvo Benitto Damo e Maria Helena Saparolli.

A inauguração do mural teve apresentações musicais como a tradicional Banda Lyra, a Orquestra de Ladies e o grupo Lenhadores da UFPR.

O artista visual, que também preside a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, ao entregar o mural para Curitiba, lembrou que o painel é resultado de um trabalho de oito anos e que envolveu a participação de muitas pessoas. “Animais e bicicletas servindo para o transporte, locomoção e para ganhar tempo. Uma brincadeira – boicicleta – mas que mostra a importância da mobilidade nos dias de hoje. A revitalização deixa o espaço mais bonito, mais seguro, pois à noite tem iluminação especial. É a função social da arte. Os 3 mil registros fotográficos feitos por Rubens Nemitz Jr serão doados para o centro de documentação e pesquisa da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba”, sublinhou.

O mural
A obra faz parte de uma série sobre Mobilidade Urbana que reúne diversos desenhos à mão livre, pintura e arte digital em que Vidal utiliza superfícies variadas, cartela de cores fortes e reduzida, o que traz movimento e intensidade ao seu trabalho. A partir da observação da relação entre homem, animal e locomoção, Vidal transforma pernas e patas em rodas de traços velozes e marcantes.

Vidal, que tem o apoio fundamental da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão), empresa do governo do Estado do Paraná - através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), complementa a inauguração do mural com o lançamento de um livro, uma exposição indoor e uma a céu aberto e ações educativas em escolas da capital. Importante ainda destacar que o artista ainda tomou o cuidado de criar todo um acervo fotográfico de feito por Rubens Nemitz Jr.

O local
O Edifício escolhido para receber o mural brinca o artista: “fica num local que você certamente vê todo dia sem, contudo, ver”. E tudo isso foi concebido pelo seu imaginário, o qual tem a intenção de trazer para o local um importante sentimento de pertencimento das pessoas que ali passam, com um resgate de princípios que tanto buscamos.

Como sugestão para cidade, deixa ainda a criação de um mirante sob a passagem da trincheira da Rua 13 de Maio para contemplação dos raios do sol, que finalizam o dia exatamente sobre a rua, uma das principais vias centrais da cidade, lembrando que nas imediações passa a importante linha turismo e está localizada a central de saúde mãe curitibana e a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017