Cidade, Jurídico

Anelize Fayad lança livro sobre responsabilidade socioambiental empresarial

A advogada faz uma abordagem com base em análise de cinco empresas que obtiveram o ISE-BM&FBOVESPA e demonstra a importância de respeitar e praticar valores sustentáveis

Em um ambiente literário e ao mesmo tempo informal do Círculo de Estudos Bandeirantes, em Curitiba, a advogada Anelize Klotz Fayad lançou “Responsabilidade socioambiental empresarial”. O livro publicado pela Editora Instituto Memória traz informações contemporâneas como compliance, stakeholders e stockeholders, certificações confiáveis, legislação pertinente, transparência, ética e o não envolvimento em corrupção. Com prefácio do professor Alexandre Coutinho Pagliarini e apresentação da professora Regina Maria Bueno Bacellar, a obra apresenta detalhes dos aspectos fundamentais socioambientais e econômicos em uma linguagem de fácil compreensão ao público em geral.

O livro é fruto da dissertação de conclusão do mestrado em Direito Socioambiental e Econômico da autora, que buscou analisar um tema pouco explorado na área jurídica. “Assim apresento conceitos da administração de empresas e contabilidade social, combinados ao Direito”, sublinha. A advogada estudou cinco empresas de atividades distintas (energia, financeira, papel e celulose, cosméticos, vestuário) que possuem o ISE, destacando os motivos da obtenção do índice junto à BOVESPA. Anelize observa que a obra pode servir como guia de informações aos interessados em investir na bolsa de valores com interesse sustentável.

Anelize ressalta que novos instrumentos e modelos de gestão sustentável passam a ser aplicados face aos desafios em conciliar atividades empresariais à proteção dos recursos naturais. “A responsabilidade socioambiental, incorporada ao planejamento estratégico, une três capitais: o social, o econômico e o ambiental, componentes do modelo de gestão Triple Botton Line ou três “pes”: people, planet, profit - pessoas, planeta e lucro, que interligados alicerçam a sustentabilidade”, explica a autora.

Sobre Anelize Klotz Fayad - mestre em Direito na PUCPR, advogada com especialização em Processo do Trabalho e Direito Previdenciário (Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná - EMATRA IX PR), graduada em Administração pela UFPR, pós-graduada em Marketing Empresarial pela UFPR e em Negócios Internacionais e Logística Internacional pela FAE. Integrante das comissões da OAB Paraná de Advogados Iniciantes, de Direito Ambiental, do Pacto Global e de Direito Sistêmico. Secretária da ABMCJ PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Criminal. Também integra o grupo de pesquisa Teoria Contemporânea da Jurisdição e Direito Público, do Centro Universitário Internacional - Uninter.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

Advogadas lançam obras

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017