Cidade

CAA/PR participou ativamente do Dia da Cidadania com diversas ações

Espaço da Caixa dos Advogados foi um dos mais movimentados durante a ação que aconteceu no último sábado, 26 de maio

As ações desenvolvidas no espaço da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná durante o Dia da Cidadania, realizado no último sábado, 26 de maio, chamaram a atenção do público que esteve na Praça Rui Barbosa, região central de Curitiba. A CAA/PR promoveu diversas ações em prol da saúde, fez doação de livros e ofereceu atividades recreativas para as crianças, além das apresentações do Coral da Caixa dos Advogados e OAB Paraná.

Em vários momentos formaram-se filas de pessoas interessadas nos títulos da Biblioteca Solidária e para fazer exames oferecidos no estande Saúde e Bem-estar. O Espaço Kids, que ofereceu atividades recreativas, também foi muito bem frequentado pelas crianças. A vice-presidente da Caixa dos Advogados, Daniela Ballão Ernlund, e as diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara acompanharam as ações.

BIBLIOTECA SOLIDÁRIA: No estande da CAA/PR foi possível fazer a leitura e levar para casa livros, revistas e gibis colocados à disposição dos visitantes. As obras faziam parte do acervo de mais de 1.600 publicações doadas por advogados para o projeto Biblioteca Solidária, lançado oficialmente durante o evento. No Dia da Cidadania também foram arrecadadas 399 novas doações para incluir no acervo da biblioteca itinerante, que fará circular as publicações como forma de estimular a leitura.

A vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund, destacou que cada exemplar recebeu um adesivo para incentivar o repasse a outras pessoas ou crianças depois de terminada a leitura. “Queremos estimular a circulação dos livros, pois acreditamos que a leitura deve ser não somente incentivada como também compartilhada. Queremos que esse projeto prossiga depois do Dia da Cidadania, inclusive pelas Subseções”, afirmou a vice-presidente.

A Biblioteca Solidária é um projeto desenvolvido pela CAA/PR em parceria com a Comissão do Pacto Global da OAB Paraná, com o apoio das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e da Mulher Advogada. “Foi uma experiência ótima que mobilizou os advogados em torno de um objetivo importante e onde trabalhamos princípios do Pacto Global da ONU e da ODS (Ordenamento para o Desenvolvimento Sustentável)”, comentou Jaqueline Lobo da Rosa, presidente da Comissão do Pacto Global da Seccional. “É um programa contínuo, com uma parceria produtiva com a Caixa dos Advogados, onde procuramos fazer a diferença para um mundo melhor, com mais educação”, completou a presidente da Comissão.

EMPREGABILIDADE: A CAA/PR também foi parceira da ação de sustentabilidade em prol da empregabilidade idealizada pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, e que contou com apoio da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (CEVIGE). A ação, lançada no Dia da Cidadania, tem como objetivo oferecer roupas formais a baixo custo, proporcionando vestimenta adequada para as pessoas que necessitam para a busca por emprego. O Bazar acontece no Edifício Maringá, até o dia 30 de maio. A renda obtida com a venda será destinada para mulheres vítimas de violência assistidas pela Casa da Mulher Brasileira.

SAÚDE E BEM-ESTAR: No espaço Saúde e Bem-estar duas enfermeiras realizaram exames de aferição de pressão arterial, glicemia e MC. Foram mais de 120 atendimentos para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Também foram disponibilizadas frutas e água para os presentes.

No espaço da CAA/PR, a Comissão de Direito a Saúde da OAB Paraná, presidida pela ex-diretora da Caixa dos Advogados Cláudia Barroso de Pinho Tavares Montanha Teixeira, esteve cadastrando doadores de medula óssea em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

ESPAÇO KIDS: Para entreter as crianças enquanto os pais participavam do Dia da Cidadania, o Espaço Kids contou com atividade de pintura facial, recreação e brinquedos.

CORAL: A apresentação do Coral foi um momento de descontração da ação. Com seu repertório de música brasileira o grupo vocal cantou músicas conhecidas que foram acompanhadas pelo público presente.

Durante todo o sábado, mais de 200 advogados participaram de forma voluntária do Dia da Cidadania orientando as pessoas sobre seus direitos em diferentes áreas. Esta foi a segunda edição da ação promovida pela OAB Paraná com apoio da Caixa dos Advogados. A primeira foi realizada em maio de 2015, na Praça Santos Andrade.

Com informações da OAB Paraná

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017