Cidade

CAA/PR participou ativamente do Dia da Cidadania com diversas ações

Espaço da Caixa dos Advogados foi um dos mais movimentados durante a ação que aconteceu no último sábado, 26 de maio

As ações desenvolvidas no espaço da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná durante o Dia da Cidadania, realizado no último sábado, 26 de maio, chamaram a atenção do público que esteve na Praça Rui Barbosa, região central de Curitiba. A CAA/PR promoveu diversas ações em prol da saúde, fez doação de livros e ofereceu atividades recreativas para as crianças, além das apresentações do Coral da Caixa dos Advogados e OAB Paraná.

Em vários momentos formaram-se filas de pessoas interessadas nos títulos da Biblioteca Solidária e para fazer exames oferecidos no estande Saúde e Bem-estar. O Espaço Kids, que ofereceu atividades recreativas, também foi muito bem frequentado pelas crianças. A vice-presidente da Caixa dos Advogados, Daniela Ballão Ernlund, e as diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara acompanharam as ações.

BIBLIOTECA SOLIDÁRIA: No estande da CAA/PR foi possível fazer a leitura e levar para casa livros, revistas e gibis colocados à disposição dos visitantes. As obras faziam parte do acervo de mais de 1.600 publicações doadas por advogados para o projeto Biblioteca Solidária, lançado oficialmente durante o evento. No Dia da Cidadania também foram arrecadadas 399 novas doações para incluir no acervo da biblioteca itinerante, que fará circular as publicações como forma de estimular a leitura.

A vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund, destacou que cada exemplar recebeu um adesivo para incentivar o repasse a outras pessoas ou crianças depois de terminada a leitura. “Queremos estimular a circulação dos livros, pois acreditamos que a leitura deve ser não somente incentivada como também compartilhada. Queremos que esse projeto prossiga depois do Dia da Cidadania, inclusive pelas Subseções”, afirmou a vice-presidente.

A Biblioteca Solidária é um projeto desenvolvido pela CAA/PR em parceria com a Comissão do Pacto Global da OAB Paraná, com o apoio das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e da Mulher Advogada. “Foi uma experiência ótima que mobilizou os advogados em torno de um objetivo importante e onde trabalhamos princípios do Pacto Global da ONU e da ODS (Ordenamento para o Desenvolvimento Sustentável)”, comentou Jaqueline Lobo da Rosa, presidente da Comissão do Pacto Global da Seccional. “É um programa contínuo, com uma parceria produtiva com a Caixa dos Advogados, onde procuramos fazer a diferença para um mundo melhor, com mais educação”, completou a presidente da Comissão.

EMPREGABILIDADE: A CAA/PR também foi parceira da ação de sustentabilidade em prol da empregabilidade idealizada pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, e que contou com apoio da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (CEVIGE). A ação, lançada no Dia da Cidadania, tem como objetivo oferecer roupas formais a baixo custo, proporcionando vestimenta adequada para as pessoas que necessitam para a busca por emprego. O Bazar acontece no Edifício Maringá, até o dia 30 de maio. A renda obtida com a venda será destinada para mulheres vítimas de violência assistidas pela Casa da Mulher Brasileira.

SAÚDE E BEM-ESTAR: No espaço Saúde e Bem-estar duas enfermeiras realizaram exames de aferição de pressão arterial, glicemia e MC. Foram mais de 120 atendimentos para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Também foram disponibilizadas frutas e água para os presentes.

No espaço da CAA/PR, a Comissão de Direito a Saúde da OAB Paraná, presidida pela ex-diretora da Caixa dos Advogados Cláudia Barroso de Pinho Tavares Montanha Teixeira, esteve cadastrando doadores de medula óssea em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

ESPAÇO KIDS: Para entreter as crianças enquanto os pais participavam do Dia da Cidadania, o Espaço Kids contou com atividade de pintura facial, recreação e brinquedos.

CORAL: A apresentação do Coral foi um momento de descontração da ação. Com seu repertório de música brasileira o grupo vocal cantou músicas conhecidas que foram acompanhadas pelo público presente.

Durante todo o sábado, mais de 200 advogados participaram de forma voluntária do Dia da Cidadania orientando as pessoas sobre seus direitos em diferentes áreas. Esta foi a segunda edição da ação promovida pela OAB Paraná com apoio da Caixa dos Advogados. A primeira foi realizada em maio de 2015, na Praça Santos Andrade.

Com informações da OAB Paraná

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017