Cidade

CAA abre exposição “Tributo às mulheres que inspiram”

Mostra foi aberta no dia de atividades no Edifício Maringá em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O evento Dia da Mulher Advogada no Edifício Maringá, realizado na quarta-feira, 28 de março, marcou as homenagens da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná pelo Mês da Mulher, em decorrência do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março.

A programação contou com aulas de pilates e yoga , abertura da exposição “Tributo às mulheres que inspiram” e as palestras “Viver com equilíbrio entre corpo e mente” com o médico geriatra Marcos Cabrera , professor e colunista do programa Bom Dia Paraná da RPC e “Mulher na mídia social” com a advogada Alice Bianchini, presidente da ABMCJ/SP, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB e autora do livro “Lei Maria da Penha”.

Exposição
A mostra, organizada pela diretora da CAA/PR e coordenadora do Edifício Maringá Iolanda Gomes, apresenta o depoimento de oito advogadas que indicaram mulheres que as inspiraram em suas respectivas trajetórias. Os painéis trazem os depoimentos da procuradora municipal de Curitiba e secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, que indicou Antonieta de Barros como inspiração; da advogada, professora e coordenadora do projeto OAB Cidadania, Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias que tem a escritora Clarice Lispector como inspiração; da advogada Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos sobre a Violência de Gênero da OAB Paraná que lembrou das feministas Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft , Simone de Beauvoir, Silvia Pimentel, até chegar a conclusão de que gostaria de citas todas as mulheres, sem nome, sem rosto.

A advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, Luciana Sbrissia e Silva indicou Zilda Arns. Já a escritora Lygia Fagundes Telles foi a indicação da conselheira federal da OAB Nacional pelo Paraná, Edni de Andrade Arruda; a Madre Teresa de Calcutá é a inspiração para a advogada e presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná Rosângela Maria Lucinda; Oprah Winfrey , apresentadora de televisão e empresária norte-americana, é inspiração para a advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski e a conselheira estadual e presidente da Comissão da Advocacia Dativa da OAB Paraná, Sabrina Fadel Becue apontou a escritora Virginia Woolf.

“Em referência ao dia 8 de março estão na exposição oito advogadas expositoras, mulheres representativas de classe” explicou a organizadora da mostra, diretora da CAA/PR e advogada Iolanda Gomes. “Os palestrantes também foram destaque na programação com excelente nível na abordagem dos temas”, afirmou a diretora.

A exposição pode ser visitada até o final do mês e abril no 6º andar do Edifício Maringá, de segunda a quinta-feira das 9h às 20h30 e sexta-feira das 9h às 18h30.

Presenças
A vice-presidente da CAA/PR Daniela Ballão Ernlund e a secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf Heisler fizeram a abertura solene do evento. As diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara entregaram as homenagens às advogadas que deram seus depoimentos para a exposição. O diretor tesoureiro da OAB Paraná Fabiano Augusto Piazza Baracat falou em nome da Seccional durante a solenidade de abertura da exposição que ainda contou com a participação do presidente da Caixa dos Advogados, Artur Piancastelli; da delegada da CAA/PR na OAB Araucária, Claudiana Fila; da ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; da coordenadora do projeto da Caixa dos Advogados e OAB Vôlei Legal, Edivana Venturin; da maestrina do Coral da CAA e OAB, Ana Caroline de Paula, além das advogadas expositoras, conselheiras, presidentes de Comissões da Ordem e público em geral.

Ainda durante o evento foi ofertado lanche e todos os presentes ganharam belos brindes doados por parceiros da CAA/PR: Extramed, Unimed, Suport-Med e Ótica Perfeita Visão. Também foram sorteados livros de autoria ou organizados pelas advogadas Rogéria Dotti, Andressa Jarletti, Christyanne Bortoloto e a palestrante Alice Bianchini, que cederam as obras gentilmente.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017