Cidade

CAA abre exposição “Tributo às mulheres que inspiram”

Mostra foi aberta no dia de atividades no Edifício Maringá em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O evento Dia da Mulher Advogada no Edifício Maringá, realizado na quarta-feira, 28 de março, marcou as homenagens da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná pelo Mês da Mulher, em decorrência do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março.

A programação contou com aulas de pilates e yoga , abertura da exposição “Tributo às mulheres que inspiram” e as palestras “Viver com equilíbrio entre corpo e mente” com o médico geriatra Marcos Cabrera , professor e colunista do programa Bom Dia Paraná da RPC e “Mulher na mídia social” com a advogada Alice Bianchini, presidente da ABMCJ/SP, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB e autora do livro “Lei Maria da Penha”.

Exposição
A mostra, organizada pela diretora da CAA/PR e coordenadora do Edifício Maringá Iolanda Gomes, apresenta o depoimento de oito advogadas que indicaram mulheres que as inspiraram em suas respectivas trajetórias. Os painéis trazem os depoimentos da procuradora municipal de Curitiba e secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, que indicou Antonieta de Barros como inspiração; da advogada, professora e coordenadora do projeto OAB Cidadania, Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias que tem a escritora Clarice Lispector como inspiração; da advogada Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos sobre a Violência de Gênero da OAB Paraná que lembrou das feministas Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft , Simone de Beauvoir, Silvia Pimentel, até chegar a conclusão de que gostaria de citas todas as mulheres, sem nome, sem rosto.

A advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, Luciana Sbrissia e Silva indicou Zilda Arns. Já a escritora Lygia Fagundes Telles foi a indicação da conselheira federal da OAB Nacional pelo Paraná, Edni de Andrade Arruda; a Madre Teresa de Calcutá é a inspiração para a advogada e presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná Rosângela Maria Lucinda; Oprah Winfrey , apresentadora de televisão e empresária norte-americana, é inspiração para a advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski e a conselheira estadual e presidente da Comissão da Advocacia Dativa da OAB Paraná, Sabrina Fadel Becue apontou a escritora Virginia Woolf.

“Em referência ao dia 8 de março estão na exposição oito advogadas expositoras, mulheres representativas de classe” explicou a organizadora da mostra, diretora da CAA/PR e advogada Iolanda Gomes. “Os palestrantes também foram destaque na programação com excelente nível na abordagem dos temas”, afirmou a diretora.

A exposição pode ser visitada até o final do mês e abril no 6º andar do Edifício Maringá, de segunda a quinta-feira das 9h às 20h30 e sexta-feira das 9h às 18h30.

Presenças
A vice-presidente da CAA/PR Daniela Ballão Ernlund e a secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf Heisler fizeram a abertura solene do evento. As diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara entregaram as homenagens às advogadas que deram seus depoimentos para a exposição. O diretor tesoureiro da OAB Paraná Fabiano Augusto Piazza Baracat falou em nome da Seccional durante a solenidade de abertura da exposição que ainda contou com a participação do presidente da Caixa dos Advogados, Artur Piancastelli; da delegada da CAA/PR na OAB Araucária, Claudiana Fila; da ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss; da coordenadora do projeto da Caixa dos Advogados e OAB Vôlei Legal, Edivana Venturin; da maestrina do Coral da CAA e OAB, Ana Caroline de Paula, além das advogadas expositoras, conselheiras, presidentes de Comissões da Ordem e público em geral.

Ainda durante o evento foi ofertado lanche e todos os presentes ganharam belos brindes doados por parceiros da CAA/PR: Extramed, Unimed, Suport-Med e Ótica Perfeita Visão. Também foram sorteados livros de autoria ou organizados pelas advogadas Rogéria Dotti, Andressa Jarletti, Christyanne Bortoloto e a palestrante Alice Bianchini, que cederam as obras gentilmente.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017