Cidade

Novo radar vai monitorar Grande Curitiba

O equipamento coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos

O radar meteorológico Banda X vai monitorar a Região Metropolitana de Curitiba a partir de março, fornecendo dados, minuto a minuto, para ações de prevenção de desastres naturais. O equipamento cedido ao Governo do Estado pela empresa Japan Radio Company (JRC) está instalado na sede do Simepar. Em fevereiro, passa por uma fase de adaptação, calibração das informações e testes, e começa a funcionar efetivamente, enviando informações precisas, a partir do mês que vem. O equipamento foi cedido através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e não terá custos para o estado.

A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado - em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) - está na precisão dos dados coletados. O Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos, com monitoramento feito a cada minuto e num ponto específico. Já a informação em tempo normal dos demais radares costuma a ser de cerca de 20 minutos.

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná passa a ser a única a dispor dessa tecnologia que poderá servir de modelo para outros estados avançarem na prevenção de desastres. “No Brasil não existe nada igual, com monitoramento constante de minuto a minuto e que relaciona a quantidade de chuva com possíveis deslizamentos. Esse projeto é pioneiro e pode auxiliar no avanço meteorológico de outros estados”, afirma o subchefe operacional da Defesa Civil, tenente Marcos Vidal.

O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017