Cidade

Ganhador do Prêmio Jabuti de 2017 é homenageado pelos 25 anos dedicados ao magistério em Direito

Professor Luiz Guilherme Marinoni recebeu a homenagem durante seminário de Processo Civil na UFPR

Convidado para proferir a conferência de abertura do Seminário de Processo Civil, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Curitiba, o professor Luiz Guilherme Marinoni foi surpreendido ao descobrir que o evento havia sido idealizado em homenagem pelos seus 25 anos de magistério na área do Direito. O discurso do professor Sérgio Arenhart e uma retrospectiva da vida profissional do jurista marcou a solenidade, realizada no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, e emocionou todos os presentes. O evento contou com a participação do Reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e da diretora da Faculdade de Direito, professora Vera Karam de Chueiri.

Recentemente o professor Marinoni conquistou o seu segundo Prêmio Jabuti, pela direção da obra “Comentários ao Código de Processo Civil” (17 volumes), publicada pela Editora Revista dos Tribunais. Sobre a premiação, ele declarou: “O Prêmio Jabuti é o maior reconhecimento que um escritor e professor de direito pode ter. Num momento em que a mediocridade assola as universidades públicas brasileiras, ainda há uma recompensa para quem estuda e se esforça ao escrever”.

Outra surpresa foi destaque durante a homenagem: o lançamento do livro “O Processo Civil – entre a técnica processual e a tutela dos diretos”, uma coletânea de artigos produzidos com base nos principais temas pesquisados pelo professor Marinoni. A obra, publicada pela Editora Revista dos Tribunais, contou com a coordenação científica dos professores Sérgio Arenhart e Daniel Mitidiero, e organização de Rogéria Dotti.

O seminário debateu temas relacionados ao Processo Civil como, por exemplo, tutela cautelar, antecipatória e inibitória, precedentes e recursos. Foram palestrantes os advogados Manoel Caetano Ferreira Filho, Elton Venturi, Rogéria Dotti, Rita Vasconcelos, Clayton Maranhão, Vicente de Paula Ataíde Junior, Artur Carpes e Sandro Kozikoski.

Ao lado de Marinoni, a conferência de abertura do seminário foi proferida com a participação de Francisco Verbic. E a palestra de encerramento ficou sob a responsabilidade do desembargador Thompson Flores, Teresa Arruda Alvim e Daniel Mitidiero. O desembargador Thompson abordou decisões históricas da Suprema Corte dos Estados Unidos.

O encontro foi uma realização do Departamento de Direito Civil e Processual Civil da Faculdade de Direito da UFPR, do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil (IBDP) e do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS).

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017