Cidade

Professor lança livro jurídico durante congresso internacional de Direito Constitucional

"Princípios da Jurisprudência" oferece uma teoria que pode aprimorar o processo de decisão no Brasil

Durante o III Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política, o professor William Pugliese lançou o livro “Princípios da Jurisprudência”, publicado pela Arraes Editores. A sessão de autógrafo aconteceu nesta terça-feira (24.10), no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, e contou com a presença dos participantes do evento, colegas de profissão, amigos, alunos e familiares do autor.

O congresso, que prossegue até sexta-feira (27), tem coordenação os programas de Pós-Graduação em Direito (Núcleo de Constitucionalismo e Democracia) da Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Minas Gerais, e reúne 18 professores conferencistas nacionais e internacionais, que debatem pontos centrais do Direito Constitucional e da Filosofia Política em busca da legitimação do discurso sobre os direitos e a democracia social.

A abertura do evento ficou a cargo dos professores Ricardo Marcelo Fonseca (reitor da UFPR), Vera Karam de Chueiri (diretora do Setor de Ciências Jurídicas/UFPR), Clara Roman Borges (coordenadora do PPGD/UFPR), Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira (UFMG), Katya Kozicki (UFPR/PUCPR) e Thomas Bustamante (UFMG).

Além de integrar a programação do evento com o lançamento do livro, o professor Pugliese participou como comentador das palestras de Alexander Tsesis (Loyola University Chicago), que abordou o nascimento e reconstrução da igualdade nos estados unidos, e de Melina Girardi Fachin (UFPR); que falou sobre diálogos constitucionais e(m) direitos humanos: nova espacialidade pública multinível transnacional.

Sobre o lançamento do livro, o professor Pugliese afirmou que foi uma grande alegria lançar a obra no III Congresso de Direito Constitucional e Filosofia Política. “Afinal, o congresso foi organizado por amigos e colegas da Universidade Federal do Paraná, especialmente, por minha orientadora, professora Katya Kozicki, e coorientadora, professora Vera Karam de Chueiri”.

“Espero que o livro seja bem recebido, pois tem como propósito o desenvolvimento da jurisprudência brasileira, mas isso depende de todos os envolvidos no processo judicial: advogados, magistrados, membros do Ministério Público, dentre outros. Este foi meu objetivo: oferecer uma teoria que possa aprimorar o processo de decisão no Brasil”, sublinhou.

“Princípios da Jurisprudência”

O livro do professor Pugliese mostra que a jurisprudência oferece argumentos que devem ser considerados pelos magistrados ao proferir novas decisões e fornece elementos para a devida compreensão deste instituto com a vigência do Código de Processo Civil de 2015. Com 172 páginas, dois capítulos, e prefácio assinado pela professora Katya Kozicki, orientadora do autor, a obra tem como enfoque principal o estudo do art. 926, do CPC15, que prevê que os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente.

O livro é resultado da tese de doutorado do autor, defendida em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, e escolhida pelo Programa para concorrer ao Prêmio CAPES. De acordo com o William Pugliese, o conteúdo da obra parte de uma análise da função jurisdicional brasileira e de sua atuação para a solução de casos fáceis e difíceis.

Ficha Técnica

Título: “Princípios da Jurisprudência”

Autor: William Soares Pugliese

Editora: Arraes Editores

Páginas: 172

Sobre o autor: William Soares Pugliese é professor do Programa de Mestrado da Unibrasil e foi professor substituto de Direito Constitucional e Teoria do Estado da Faculdade de Direito da UFPR. Mestre e Doutor pelo PPGD-UFPR. Coordenador da Especialização de Direito Processual Civil da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017