Cidade

Palestra instiga participantes a repensar e ressignificar a profissão

Evento marcou a troca de diretoria da Regional Paraná

Os destaques do CONAD - Congresso Nacional de Designers de Interiores e resgate de ações realizadas pela ABD-PR (Associação Brasileira de Designers de Interiores – Regional Paraná), entre 2013 e 2017, deram o tom ao encontro do dia 12 de setembro, no Solar do Rosário, coordenado por Sílvia Pedroso Xavier e Karin Brenner, diretora e vice diretora da regional Paraná naquela gestão. Na ocasião, as novas diretoras da ABD-PR, Hellen Giacomitti e Roberta Dias foram apresentadas aos presentes.

Ao pontuar algumas ações realizadas pela ABD-PR durante os últimos cinco anos, Sílvia Pedroso Xavier destacou que a gestão sempre foi pautada em referenciais e conteúdos técnicos, oportunizando aos associados renovação e atualização profissional. “Organizamos mais de 50 eventos, entre palestras, visitas técnicas, workshops, café da manhã e visitas a fábricas. Formatamos em cada ação uma programação diversificada e trouxemos nomes importantes do segmento para compartilhar conhecimentos e experiências”, sustentou. Neste contexto, Karin Brenner mencionou um meeting point, que marcou muito positivamente os associados. “Reunimos o arquiteto Sérgio Izidoro, especialista em arquitetura de espaços cênicos, e o ator e diretor Edson Bueno. Eles abordaram os grandes desafios técnicos enfrentados no projeto de restauração do Teatro Guaíra, bem como ambientação para espetáculos. Uma verdadeira aula”, acentuou.

Sílvia e Karin ainda salientaram as visitas guiadas à Casa Cor Paraná, dois eventos temáticos “Salão Noiva Sul” e “Mostra de Mesas de Natal”, nos quais os associados puderam expor sua criatividade e projetos. Ainda, destacaram a participação em várias edições do Congresso Nacional Moveleiro promovido pela FIEP. Salientaram o viés social e filantrópico da ABD-PR com a promoção da ABD do Bem e Madrinhas da ABD, campanhas de arrecadação de doações de agasalhos e brinquedos. Na ocasião, o presidente do Lions Clube de Curitiba Mercês, instituição responsável por receber e distribuir as doações, César Paes Leme, entregou uma medalha de mérito às diretoras e madrinhas que participaram das ações.

Outra marca que a gestão deixou foi a construção de uma agenda voltada para os cursos de design de interiores por meio do projeto ABD Escola, e as ações voltadas ao interior, especialmente Londrina com o apoio do coordenador acadêmico Paulo Oliveira. Neste momento, Sílvia fez questão de cumprimentar os coordenadores de cursos de design de interiores presentes ao encontro: Alexandre Luiz Marinho (Universidade Positivo), Antonio Claret Miranda (Unicuritiba) e Claudiane Araújo (Cepdap). Também prestigiou o evento Fabianne Brandalise, ex-diretora da Regional Paraná, que foi lembrada pelas diretoras como uma incansável defensora da associação e dos profissionais, e responsável pelos caminhos que a ABD-PR vem trilhando ao longo dos anos.

No final, as diretoras agradeceram a presença de todos e fizeram questão de frisar que a ABD-PR vem cumprindo seu papel de entidade que prioriza o associativismo, na medida em que sempre zelou e defendeu uma determinada prática profissional, afirmando valores e fomentando a cidadania, com foco no associado.

O Conad
Repense, reflita, ressignifique, redesenhe. Os “4r” estiveram presentes em toda a programação do Conad, assinalou Sílvia ao traçar um panorama do evento. “O congresso propôs levar inspiração para abraçar o novo e reposicionar o profissional do design de interiores para novos conceitos do morar, trabalhar e viver melhor no futuro que se revela. O evento apresentou uma reflexão para que valores, posturas e ética sejam repensados. É zerar para despir-se de credos, conceitos e padrões preconcebidos e lançar um novo olhar para o que há ao redor, para o desconhecido”, sublinhou.

Dentre as palestras, Sílvia citou a do diretor de arte e design da TV Globo, Alexandre Arrabal, que subiu ao palco com toda a sua equipe para falar sobre os novos caminhos do design e cenografia, destacando o inovador estúdio do Jornal Nacional; e a de Fabio Galeazzo sobre tensões entre criador e criativo, como uma das mais instigantes e inspiradoras ministradas no congresso.

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017