Cidade Limpa orientou 100 mil sobre cuidados com o lixo

Crédito: Divulgação SMCS

Nas visitas, os monitores orientam moradores e comerciantes sobre a separação dos resíduos, acondicionamento e horário de disposição para coleta. Todas as visitas são registradas. Os fiscais voltam os mesmos pontos para verificar se as normas estão sendo cumpridas. Caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos são notificados e posteriormente multados.

Até agora, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente aplicou 562 multas por descumprimento das orientações e fez 739 notificações. As multas aplicadas variam de R$ 250,00 a R$ 12.800.

Exposto ao tempo e à ação de coletores informais, o lixo pode acabar se espalhando pelas ruas, calçadas e galerias de águas pluviais. O lixo esparramado também dificulta o trabalho dos coletores do caminhão de limpeza e eleva os custos do serviço.

“A colaboração dos cidadãos é fundamental para que a cidade permaneça limpa, e o dinheiro público seja bem aplicado”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Horários – Os horários de coleta do lixo podem ser consultados na página da Prefeitura na internet: (www.curitiba.pr.gov.br). Basta procurar em Meio Ambiente o tópico “Freqüência de Coleta” e digitar o nome e número da rua. O serviço mostra os horários por categoria: domiciliar, Lixo que não é Lixo e lixo tóxico. A consulta também pode ser feita pela Central de Informações 156, ou nos dias úteis, diretamente no Departamento de Limpeza Pública, pelo telefone 3338-8399.

Caliças, móveis velhos, entulhos e lixo vegetal não são recolhidos pela coleta convencional, ou pelo Lixo que não é Lixo. As pessoas devem agendar a coleta destes materiais pelo telefone 156. “É um serviço diferenciado, que entra num cronograma específico, portanto deve ser programado com antecedência”, diz o diretor de Limpeza Pública da Prefeitura, Nelson Xavier.

COLABORE

– Horários de coleta do lixo podem ser consultados na página da Prefeitura na internet: (www.curitiba.pr.gov.br). Basta procurar em Meio Ambiente o tópico “Freqüência de Coleta” e digitar o nome e número da rua. O serviço mostra os horários por categoria: domiciliar, Lixo que não é Lixo e lixo tóxico.

– A consulta também pode ser feita pela Central de Informações 156, ou nos dias úteis, diretamente no Departamento de Limpeza Pública, pelo telefone 3338-8399.

– Caliças, móveis velhos, entulhos e lixo vegetal não são recolhidos pela coleta convencional, ou pelo Lixo que não é Lixo. As pessoas devem agendar a coleta destes materiais pelo telefone 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *