notícias

Cultura

Curitiba apresenta visita guiada Na Trilha do Sagrado

O objetivo é apresentar a diversidade religiosa em Curitiba por meio dos lugares sagrados para cada religião

A participação do público na primeira visita guiada a monumentos religiosos do Centro Histórico aberta à comunidade – e não somente para professores - surpreendeu os organizadores da Secretaria Municipal da Educação. A visita foi nesta sexta-feira (26/5). “Esperávamos de 15 a 20 pessoas, mas 40 se inscreveram e, com a ajuda do clima, todos compareceram”, disse a coordenadora de Ensino Religioso da secretaria e guia da atividade, Karin Willms.

Batizada de Na Trilha do Sagrado, até então a visita era oferecida aos professores da rede municipal de ensino que trabalham na área. O objetivo é apresentar a diversidade religiosa em Curitiba por meio dos lugares sagrados para cada religião, a arquitetura, a história, as origens geográficas e os entendimentos particulares sobre a espiritualidade, desarmando a intolerância de credo por meio da informação.

Aposentados, professores da rede particular, universitários, pessoas em busca de novas carreiras – esse foi o perfil do grupo que acompanhou Karin desde a estátua do cacique Tindiquera, em frente à Catedral, início da atividade, até as ruínas do São Francisco.

Munidos de celulares, cadernos e tablets, eles também passaram pelos irokos (árvores dispostas em círculos na mesma praça e, por isso, sagradas para as religiões de matriz africana), pela Catedral e pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente e do Rosário, pela sede do instituto Hare Krishna, pela igreja Luterana e pela mesquita Iman Ali Ibn Abi Talib. A cada parada, explicações da guia e perguntas dos participantes.

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017