Conhecendo Nossas Leis

Projeto de lei determina faixas de segurança em frente a escolas

Por Mary Derosso

Em 19 de novembro de 2007, o vereador Jorge Bernardi, apresentou o Projeto de Lei número 005.00339.2007, com a seguinte justificativa: “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9.503, de 23 de setembro de 2007, completa 10 anos. No intuito de comemorar a criação deste estatuto de tanta importância para os brasileiros, aprimorá-lo, preservar e qualificar a vida dos Curitibanos, apresenta-se o presente projeto de lei instituindo a implantação de faixas de segurança defronte as instituições de ensino públicas e particulares deste município”.
Após passar pelas Comissões Internas da Câmara Municipal de Curitiba e de ser analisado favoravelmente pelo plenário, a iniciativa do vereador seguiu para a Prefeitura Municipal de Curitiba, para a sanção do prefeito.

Lei 12.996/2008
Dispõe sobre a sinalização das vias onde se localizam estabelecimentos de ensino público ou particular e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Curitiba, capital do Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. As vias onde se localizam estabelecimentos de ensino público ou particular, independentemente do fluxo de veículos verificado no local, serão sinalizadas com faixa de segurança.

Parágrafo único. As faixas serão pintadas, preferencialmente, próximas aos portões ou às portas de entrada dos estabelecimentos de ensino, a uma distância que permita ao motorista visualizar a sede da instituição.

Art. 2º. Todo estabelecimento de ensino que vier a se instalar no Município deverá comunicar aos órgãos responsáveis sua instalação, para que providenciem a sinalização de que trata o art. 1º desta lei.

Art. 3º. O Poder Público terá o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para se adequar ao disposto nesta lei.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor 30 (trinta) dias após sua publicação.

Palácio 29 de Março, em 18 de novembro de 2008.

Carlos Alberto Richa
prefeito municipal

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017