Arquitetura & Decoração

Vinte e um dias para melhorar e renovar a sua casa

Em apenas três semanas você deixa o ambiente com ar de novo e organizado

Existe um estudo apontando que são necessários 21 dias para que uma imagem mental estabelecida desapareça e crie uma nova. Ou seja, essas pesquisas asseguram que as pessoas precisam desse tempo para se acostumar a uma mudança: 21 dias para aceitá-la. Realizar pequenas benfeitorias na sua casa em 21 dias tem a ver com aceitação, alteração e diversão.

Para o desafio dos 21 dias são necessárias três semanas para facilitar o trabalho. A primeira semana será a escolhida para realizar as mudanças estruturais mais importantes e impactantes, já a segunda e a terceira semanas serão as responsáveis por dar maior aconchego e personalidade ao seu cantinho. 

Do 1º ao 7º dia – mudanças mais significativas
Mesmo tentando que as mudanças nesses 21 dias sejam progressivas, é uma boa estratégia reservar a primeira semana para as mudanças mais notáveis ou, ao menos, aquelas que geram mais quebra-quebra e sujeira. Os primeiros dias podem ser os reservados para:
Quebrar paredes -  é uma excelente solução para ampliar qualquer espaço. Isso facilita a circulação, a entrada de luz e a possibilita criar uma área multifuncional, mais adaptada à vida moderna.
Construir um móvel de obra - os móveis de obra são esses feitos em concreto armado ou drywall, feitos diretamente no local onde serão instalados. Eles são ótimas opções para reduzir custos e aproveitar espaços.
Retirar pisos e azulejos -  se você pretende retirar algum azulejo ou cerâmica do piso, esse é o momento de fazer a quebradeira, deixando a área pronta para receber os novos revestimentos. Mas se você quer uma reforma mais rápida, pode aplicar as cerâmicas novas sobre as existentes, com uma argamassa especial.

Do 8º ao 14º dia – dando aconchego à nova casa
Estamos quase na metade dos 21 dias, quando já terminaram as mudanças mais notáveis. É hora de aportar conforto, personalidade e ir definindo um pouco o estilo da casa. Essa semana pode ser boa para:
Pintar as paredes - durante essa semana, você pode pintar as paredes, para que elas possam receber quadros e uma decoração. O branco segue como tendência, principalmente nas casas com menos luz. No entanto, se você achar conveniente, pode reservar uma parede estratégica para pintá-la de outra cor.
Colocar o piso novo - se o piso for cerâmico ou porcelanato, você pode instalá-lo na fase anterior, após a retirada do piso antigo. Mas se você busca um material mais acolhedor, pode optar pelos pisos vinílicos ou laminados e esse é o melhor momento para colocá-los, logo após a pintura da casa.
Aplicar papel de parede - é aconselhável não colocar esse revestimento em todas as paredes se a casa é pequena. Por outro lado, se quiser usá-lo na cozinha e nos banheiros, ainda que não haja problema, você deve escolher modelos de papel vinílico, pois são ambientes relativamente úmidos.

Do 15º ao 21º dia – momento da decoração
Os 21 dias estão terminando. Esta última semana é de personalizar tudo um pouco mais. Coloque o seu grãozinho de areia, para fazer da sua casa um lar. Esse é um momento 100% decoração com coisas como:
Mudar os tecidos do quarto e sala -  os tecidos são os reis da decoração. Um recurso econômico, fácil de adquirir, de mudar e com infinitos modelos, cores e estampados. Observe bem as cores dos seus móveis e paredes, quanto mais neutras forem, mais tonalidades poderão ser incluídas.
Colocar tapetes nos corredores - se você tem corredores longos, os tapetes podem te ajudar. Muitas vezes, os corredores longos e estreitos são frios. Inclui um bonito tapete alongado que traga aconchego e um pouco de cor.
Colocar mais plantas de interior - as plantas transmitem vida. E no interior, ajudam a criar ambientes mais frescos. Escolha as mais frondosas, se você não teme a sua manutenção ou escolha uma espécie mais resistente e que requeira menos cuidados, como os cactos, por exemplo, que além do mais, estão na moda.
Decorar as paredes com gravuras ou fotografias - depois de pintar as suas paredes, você tem espaço suficiente para criar um bonito mural. Preencha-as com gravuras, pôsteres ou fotografias ou crie uma composição com as suas fotos mais especiais. Não há limite, você pode fazer isso em qualquer lugar, corredores, quartos ou até nos banheiros. 

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017