Arquitetura & Decoração

Cinco ideias de plantas para usar na decoração do apartamento

Lança de São Jorge é cultivada em vasos menores e colocá-los no chão ou sobre móveis

Você quer dar um toque de cor, vida e energia para a sua casa? Então, aposte em plantas na decoração. Além de embelezar o ambiente, elas contribuem para deixar os cômodos mais frescos e até mesmo para purificar o ar.

Porém, ao morar em apartamentos menores, muitos acabam desistindo de cultivá-las por falta de espaço ou por acreditarem que elas precisam de um local aberto e bastante iluminado. No entanto, existem espécies ideais para moradias menores e que não tenham uma grande incidência de luz solar.

A Lança de São Jorge é uma espécie perfeita para quem deseja utilizar plantas na decoração, mas não tem muito espaço disponível no apartamento. Ela é compacta e suas folhas verdes são compridas, pontudas e retas. Assim, fica fácil cultivá-la em vasos menores e colocá-los no chão ou sobre móveis.

Outra vantagem é que elas se adaptam bem tanto em locais com mais luz quanto aqueles com mais sombra. A Lança de São Jorge deixa o ambiente mais elegante e, além disso, sua presença ainda está relacionada com a purificação do ar e das energias ao redor.

Geralmente utilizada em escritórios, a Palmeira-ráfia é perfeita para locais fechados e com pouca incidência de sol. Ela também pode ser utilizada para trazer aquele charme para a decoração de varanda.

Essa planta tem um tronco fino e comprido que pode atingir entre dois a quatro metros de altura e, no topo, folhas verdes em tiras. Para cuidar bem dela, borrife água para evitar que a folhagem fique queimada e cuide para manter a terra do vaso umedecida.

A folhagem bem verde e brilhante da Zamioculca ajuda a deixar o ambiente mais iluminado. Seus ramos podem ser deixados soltos, caindo do vaso, ou juntos, amarrados a uma aresta fixa na terra.

Ela pode ser utilizada na sala, varanda ou até mesmo no quarto do casal. Para cuidar bem da planta, evite deixá-la exposta ao sol, pode suas folhas secas e regue-a com pouca água.

Você conhece a Rosa de Pedra? Ela é uma suculenta que tem um formato de flor, com uma cor verde clara e bastante versátil para a decoração.

O cultivo pode ser feito em vasos, terrários ou minijardins. Porém, ela funciona muito bem para compor horta em apartamentos, principalmente no formato vertical. Para que a Rosa de Pedra cresça bem, deixe-a em lugares mais sombreados e faça regas esporádicas — a cada duas semanas, por exemplo.

Por fim, o Lírio da Paz também vai bem dentro de um apartamento ou na área destinada ao terraço. A planta tem folhas verdes e viçosas e flores brancas. Não exige muitos cuidados, mas fica mais bonita em um ambiente úmido.

Assim, vale a pena borrifar água na folhagem com certa frequência. Procure regá-la uma vez na semana, mas verifique se o solo está seco. Para que ela cresça de forma saudável, faça podas regulares e tire as partes que estão secas.

Colunas

Curitiba recebe exposição fotográfica de Marina Klink

Registros da Antártica representam o olhar significativo da fotógrafa sobre as riquezas naturais do planeta

Continue lendo

Síndico erra, todos pagam

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projeto incentiva o hábito da leitura

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto dá dicas de decoração da casa para o fim de ano

Dependendo do tamanho do imóvel, é possível fazer uma reforma mais elaborada

Continue lendo

Lançamento do livro “Reflexões de Clodoaldo”

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Súmula confirma convenção

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017