Arquitetura & Decoração

Varandas de apartamentos com jeito de quintal

O primeiro passo para deixar a sua sacada com cara de quintal é abrir um espacinho nela para o cultivo de plantas

Viver em apartamento, principalmente em grandes metrópoles, tem suas vantagens e desvantagens. Segurança e comodidade são alguns dos pontos positivos, enquanto a falta de área externa costuma ser o maior dos contratempos. Afinal, ter um espaço ao ar livre muda completamente a rotina de um lar ao favorecer uma sintonia maior com a natureza, algo raro em grandes centros urbanos. Sem contar que a sensação de bem-estar que um cantinho do lado de fora oferece não tem preço.

Mas então, o que fazer quando optamos por morar em prédio? A solução é mais simples do que parece, viu: tire proveito da sua varanda transformando-a em um verdadeiro quintal nas alturas. Pequenas ou espaçosas, as varandas são ambientes propícios para reuniões descontraídas e muito relaxamento, assim como os jardins e quintais das casas. O truque para criar esse clima agradável ao ar livre está na maneira como o espaço é aproveitado! Olha só:

Verde, verde e mais verde
O primeiro passo para deixar a sua sacada com cara de quintal é abrir um espaçinho nela para o cultivo de plantas. Além de ser uma tendência, ter uma pequena floresta particular confere à decoração um grau extra de aconchego e vida. Sua varanda tem a metragem muito enxuta para comportar vasos no chão? Não tem problema! Aproveite as paredes e invista em um jardim vertical. As hortinhas de temperos também são muito bem-vindas

Quintais são ambientes relaxantes por essência. Por isso, vale a pena encontrar uma maneira de criar um cantinho na varanda para se esparramar depois de um longo e cansativo dia. Se espaço não for problema, crie um pequeno estar com móveis próprios para área externa. Já as redes e cadeiras de balanço são soluções perfeitas para as varandas menores.

A área externa de uma casa costuma ser o lugar dedicado às reuniões e festas com os amigos. Porque não fazer o mesmo com o seu quintal-varanda? Ambientes maiores podem comportar superbem uma cozinha gourmet completa, com churrasqueira e mesa de jantar, enquanto as minivarandas abrigam tranquilamente um cantinho para o bar.

Intensifique a distinção entre dentro e fora ao criar grandes aberturas e possibilitar uma maior integração entre a sala e a varanda. Não precisa integrá-las completamente, mas prefira portas que se abram por completo. Além das portas de correr com mais folhas, as pivotantes e balcão são boas opções – só não se esqueça de checar as regras do prédio antes de fazer qualquer alteração.

Para finalizar o décor com jeito de quintal da sua varanda, instale alguns cordões de luz no teto. Além de práticos e supernatuais, eles darão ao espaço – e ao seu receber ao ar livre – o clima de festa no jardim. Um charme.

Colunas

Curitiba recebe exposição fotográfica de Marina Klink

Registros da Antártica representam o olhar significativo da fotógrafa sobre as riquezas naturais do planeta

Continue lendo

Síndico erra, todos pagam

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projeto incentiva o hábito da leitura

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteto dá dicas de decoração da casa para o fim de ano

Dependendo do tamanho do imóvel, é possível fazer uma reforma mais elaborada

Continue lendo

Lançamento do livro “Reflexões de Clodoaldo”

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Súmula confirma convenção

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017