Arquitetura & Decoração

Tecido e papel decorativo para paredes são opções em decoração

Para aplicar tanto tecidos quanto papéis de parede, é importante contar com a ajuda de um profissional

Atualizar a decoração da casa não é apenas trocar os móveis ou comprar novos objetos Pensar em decorar as paredes de cômodos como quarto, cozinha, banheiro com tecidos ou papéis de parede pode ser uma solução simples, mas com muita personalidade. Ambos possuem uma imensa variedade de estampas, texturas, formas e cores que podem dar uma nova cara para os ambientes de forma rápida e eficiente.

Pode parecer que não, mas entre o papel e o tecido existem muitas diferenças, desde questões estéticas até de durabilidade. O tecido tem excelente isolamento acústico e térmico, além de um acabamento gostoso, ainda mais se aplicado com uma espuma por baixo. Já o papel tem a manutenção e colocação mais simples. “Ambos não são aconselhados para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas”, esclarece Deny Barbosa, diretor de loja do segmento.

Para aplicar tanto tecidos quanto papéis de parede, é importante contar com a ajuda de um profissional. Para o tecido é preciso utilizar uma mistura de duas partes de cola branca para uma de água. “Tecidos lisos e que não estiquem são melhores, ou seja, sem elastano. O linho é uma ótima opção. Materiais mais grossos oferecem sensação de textura à parede e são mais difíceis de manchar. Por último, tecidos com composição entre 70% e 100% algodão aderem mais facilmente às paredes”, explica Barbosa.

O papel de parede tende a retratar as imperfeições do reboco, então quando mais lisa a parede, melhor. O momento de colagem também requer cuidados. Alinhar as emendas entre uma folha de papel e outra necessita paciência, mas alguns papéis já vêm com essas emendas prontas.

Tanto os tecidos quanto os papéis são indicados para salas, lavabos, quartos e halls de entrada. “Os dois materiais são muito duráveis e tudo depende sempre da manutenção e incidência de luz”, ressalta o diretor comercial da Donatelli Tecidos. Os tecidos são mais largos, vêm com cortes de 1,40 m ou 2,80 m de largura, já os papéis de parede costumam vir com 50cm x 10m.

Para manter o tecido limpo a recomendação é somente aspirar, pois os tecidos são colocados com cola à base de água. Caso molhe, ele pode começar a sair da parede. Os papéis podem ser limpos com um pano úmido.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

Advogadas lançam obras

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017