Arquitetura & Decoração

Como utilizar as cores para despertar diferentes sensações

As cores são capazes de afetar o humor das pessoa e estimular sensações

Os tons escolhidos para pintar as paredes realmente são capazes de afetar o humor das pessoas e estimular sensações. Quem nunca passou pela experiência de entrar em um ambiente e se sentir relaxado ou o contrário, entrou no local e se sentiu mais desperto e energizado? Por isso é tão importante prestarmos atenção na hora de escolher a tinta das paredes da nossa casa, pois elas influenciam no astral dos cômodos.

Para Ana Kreuzter, especialista em cores, dá algumas dicas de cor e as opções para cada sensação:

Tranquilidade e relaxamento: as cores mais indicadas para quem quer transmitir calma em um ambiente são as mais claras, como tons de branco, pastel e azuis, mas há uma cor que se destaca: o verde. Na simbologia, o verde é considerado uma cor equilibrada. Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança.

Elegância e sofisticação: se a intenção é fazer com que o cômodo passe essa ideia – seja em uma biblioteca ou no quarto de uma pessoa mais séria, por exemplo – é indicado usar tons escuros, principalmente os azuis e violetas.

Aconchego: os tons neutros e ligeiramente pigmentados, como marrons clarinhos e puxados para o rosa ou o laranja são uma ótima pedida para tornar um cômodo mais acolhedor. Esses tons transmitem uma busca pelo natural e exprimem o desejo comum de levar a natureza para dentro de casa, além de estabelecerem conexões mais profundas com a nossa essência e ancestralidade.

Descontração e alegria: Para os locais da casa que são destinados a receber os amigos e familiares para confraternizações, uma boa ideia é optar por tons vibrantes como vermelhos, rosas, azuis vibrantes, laranjas e amarelos. Essas cores estimulam a criatividade e a comunicação.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Edifícios também adoecem

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projetos que é verdadeira lição de estilo

Solução criativa para transformar ambientes da casa

Continue lendo

Brunch exclusivo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017