Arquitetura & Decoração

Maneiras de incorporar rusticidade aos ambientes

Peças de madeira maciça imprimem beleza e conforto do campo em espaços modernos

Escolher o mobiliário ideal para a casa pode ser um desafio, uma vez que as peças devem estar inseridas em um contexto estético e os intervalos de renovação são longos. Para orientar quem deseja adquirir uma peça rústica e utilizá-la com sofisticação, David Almeida, especialista no assunto, apresenta quatro maneiras de decorar ambientes de forma elegante, utilizando peças de madeira maciça.

Além da estética e estilo pessoais dos moradores, é fundamental que o lar seja confortável e aconchegante. Ao incorporar itens de madeira ao ambiente, ele automaticamente adquire uma áurea de campo, “remetendo ao clima de chácara que nos propõe um café com leite, bolo quentinho feito na hora e até mesmo um bate papo sem pressa para colocar as novidades em dia”, afirma David.

Embora o mobiliário rústico ofereça uma projeção mais voltada ao campo, mesmo os adeptos a um design mais moderno podem encontrar itens com detalhes em outros tons e a presença de materiais como o vidro e o metal. “As peças de madeira maciça vão desde o estilo tradicional ao mais sofisticado. Inclusive, uma das vantagens apontadas por arquitetos é a profusão dos veios da madeira e do acabamento com bordas rústicas e orgânicas, o que imprime exclusividade e personalidade ao item”, lembra Almeida.

A madeira é um material de fácil harmonização com a maioria das paletas de cores disponíveis, sobretudo o branco. No entanto, David faz um alerta para a quantidade de tons e objetos presentes no espaço: “Apesar de serem objetos coringa por sua presença e personalidade independentes, é preciso ter cautela para que o cômodo não apresente muitas cores diferentes ou itens demasiadamente alternativos”.

A rusticidade também não traz restrições em relação a cômodos específicos. As peças de madeira maciça podem ornamentar qualquer ambiente, como cozinha, banheiro, jardim, quarto, sala de jantar e assim por diante. “Outra vantagem desse tipo de mobiliário, embora possam ser dispendiosos, é a longa durabilidade”, comenta David.

Colunas

TRAJETÓRIA DE CÂNDIDO PORTINARI NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

A exposição é composta por esboços, desenhos e estudos que revelam o processo criativo do artista

Continue lendo

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

O vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, explica que ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos

Continue lendo

Lei coíbe prática da automedicação infantil

Por Mary Derosso

Continue lendo

Iluminação natural e amplitude trazem economia e sofisticação

Projetos que valorizam o aproveitamento da luz natural seguem princípios sustentáveis e economizam eletricidade

Continue lendo

Homenagem

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagou, tem que provar!

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017