Colunas

Aplausos!

Abrem as inscrições para a Mostra Paranaense de Dança

Grupos, companhias e escolas de dança podem se inscrever entre os dias 13 e 19 de abril para a seletiva de Curitiba

Bailarinos do Paraná e arredores aguardam ansiosos para participar do evento que dá visibilidade a novos talentos, abre portas nacionais e internacionais e concede a estudantes da dança a oportunidade de serem aplaudidos no palco mais emblemático do Estado com a casa cheia: o Guairão. Esta é a Mostra Paranaense de Dança. Festival organizado pela ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – que em sua última edição reuniu cerca de 15 mil pessoas (entre público, bailarinos, artistas inscritos e alunos das oficinas e workshops), com a participação de 83 grupos de mais de 50 cidades. Nesta quinta-feira, a décima edição do evento dá a sua largada abrindo inscrições para a seletiva de Curitiba e convidando grupos, companhias, escolas e estudantes da dança a viverem fortes emoções.

Ter a oportunidade de se apresentar no palco do Guairão já tem sido uma experiência única para diversos grupos e bailarinos que são selecionados para a final da Mostra, mas o evento vai além. Os participantes têm encontrado possibilidades de aprimoramento técnico e artístico e oportunidades em companhias profissionais graças à visibilidade que o Festival concede. No ano passado, o bailarino Daniel Perin, de Francisco Beltrão, participante em diversas edições do evento, foi convidado para integrar a Ulm Theater – companhia de dança contemporânea alemã – por meio de uma audição pública, quando o diretor da companhia estava no Brasil por outro projeto da Associação.

De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, a edição 2017 promete. “Para este ano comemorativo, queremos ampliar o alcance das ações da Mostra, que visam não só aprimorar o trabalho artístico dos participantes, mas também estimular a profissionalização dos jovens estudantes”. Segundo Simone, o propósito de revelar e valorizar os talentos locais se intensificará: “o que aconteceu com o Daniel Perin muito nos alegra, queremos que outros jovens tenham oportunidades como essa”, declara.

As inscrições para a seletiva de Curitiba acontecem entre os dias 13 e 19 de abril e podem ser feitas diretamente pelo site www.ababtg.org.br/mostra. Os inscritos se apresentarão para uma banca de profissionais convidados pela ABABTG no Guairinha entre os dias 4 e 7 de maio. A abertura oficial do evento, no dia 3, às 20h, contará com a apresentação de bailarinos internacionais premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, festival alemão de dança contemporânea. Todas as apresentações são abertas ao público em geral.

A Mostra Paranaense de Dança ainda fará seletivas em Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Arapongas (calendário de inscrições abaixo) para selecionar coreografias de todo o Paraná e demais estados para a grande final. Nas cidades do interior, a abertura das atividades será com a G2 Cia de Dança, com os espetáculos La Cena e Blow Elliot Benjamin, ambos com direção de Cleide Piasecki. Também serão ofertadas oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades variadas, ministradas por profissionais habilitados.

EDITORIAL

A necessidade de preservação do meio ambiente anda, cada vez mais, sendo assunto importante não somente por ambientalistas, mas por toda a sociedade. Na construção civil, projetos que diminuam os impactos ambientais já são recorrentes.

As construções sustentáveis representam 8,3% do PIB do setor de construção civil, de acordo com pesquisas realizadas em 2014 pela consultoria Ernst & Young, sendo que este tipo de construção tem crescimento médio de 30% ao ano. Por isso, projetos de paisagismo ganham a vez nos empreendimentos imobiliários.

E, ao contrário do que se possa pensar, o paisagismo vai além de um pequeno canteiro de plantas. Em grandes empreendimentos, condomínios ganham uma extensa área verde, integrando o meio ambiente ao conjunto arquitetônico.

Segundo o diretor-geral da Construtora e Incorporadora Laguna, Gabriel Raad, o paisagismo em um lançamento imobiliário é de fundamental importância. “Além de agregar valor ao imóvel, gera qualidade de vida para os moradores e oferece momentos de lazer e convívio para a família”, declara.

Para Raad, há uma crescente valorização de áreas verdes e naturais. “As pessoas estão em busca de lugares tranquilos e seguros, ao mesmo tempo em que precisam estar em centros urbanos. Harmonizar os dois ambientes é o desafio para esses empreendimentos”, acredita.

Continue lendo

Celebrando o amor: Perla Flamenca Tablao comemora o Dia dos Namorados

Celebrando o amor: Perla Flamenca Tablao comemora o Dia dos Namorados

Na edição do junho do Perla flamenco Tablao, a proposta é celebrar o amor, com música, dança e gastronomia espanhola

Continue lendo

Projeto cria Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos

Por Mary Derosso

Continue lendo

Síndico-gestor em risco

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Workshop de design de interiores

Workshop de design de interiores

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Deixar objetos suspensos em janelas e parapeitos ou lançá-los para fora do prédio constitui fato não permitido pela legislação

Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017