Aplausos!

Abrem as inscrições para a Mostra Paranaense de Dança

Grupos, companhias e escolas de dança podem se inscrever entre os dias 13 e 19 de abril para a seletiva de Curitiba

Bailarinos do Paraná e arredores aguardam ansiosos para participar do evento que dá visibilidade a novos talentos, abre portas nacionais e internacionais e concede a estudantes da dança a oportunidade de serem aplaudidos no palco mais emblemático do Estado com a casa cheia: o Guairão. Esta é a Mostra Paranaense de Dança. Festival organizado pela ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – que em sua última edição reuniu cerca de 15 mil pessoas (entre público, bailarinos, artistas inscritos e alunos das oficinas e workshops), com a participação de 83 grupos de mais de 50 cidades. Nesta quinta-feira, a décima edição do evento dá a sua largada abrindo inscrições para a seletiva de Curitiba e convidando grupos, companhias, escolas e estudantes da dança a viverem fortes emoções.

Ter a oportunidade de se apresentar no palco do Guairão já tem sido uma experiência única para diversos grupos e bailarinos que são selecionados para a final da Mostra, mas o evento vai além. Os participantes têm encontrado possibilidades de aprimoramento técnico e artístico e oportunidades em companhias profissionais graças à visibilidade que o Festival concede. No ano passado, o bailarino Daniel Perin, de Francisco Beltrão, participante em diversas edições do evento, foi convidado para integrar a Ulm Theater – companhia de dança contemporânea alemã – por meio de uma audição pública, quando o diretor da companhia estava no Brasil por outro projeto da Associação.

De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, a edição 2017 promete. “Para este ano comemorativo, queremos ampliar o alcance das ações da Mostra, que visam não só aprimorar o trabalho artístico dos participantes, mas também estimular a profissionalização dos jovens estudantes”. Segundo Simone, o propósito de revelar e valorizar os talentos locais se intensificará: “o que aconteceu com o Daniel Perin muito nos alegra, queremos que outros jovens tenham oportunidades como essa”, declara.

As inscrições para a seletiva de Curitiba acontecem entre os dias 13 e 19 de abril e podem ser feitas diretamente pelo site www.ababtg.org.br/mostra. Os inscritos se apresentarão para uma banca de profissionais convidados pela ABABTG no Guairinha entre os dias 4 e 7 de maio. A abertura oficial do evento, no dia 3, às 20h, contará com a apresentação de bailarinos internacionais premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, festival alemão de dança contemporânea. Todas as apresentações são abertas ao público em geral.

A Mostra Paranaense de Dança ainda fará seletivas em Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Arapongas (calendário de inscrições abaixo) para selecionar coreografias de todo o Paraná e demais estados para a grande final. Nas cidades do interior, a abertura das atividades será com a G2 Cia de Dança, com os espetáculos La Cena e Blow Elliot Benjamin, ambos com direção de Cleide Piasecki. Também serão ofertadas oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades variadas, ministradas por profissionais habilitados.

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017