Aplausos!

CAIXA CULTURAL APRESENTA O VIOLINISTA ALESSANDRO BORGOMANERO EM RECITAL DEDICADO À MÚSICA BRASILEIRA

O espetáculo é resultado de três anos de pesquisa nos quais o artista coletou obras escritas por compositores brasileiros para violino solo

A CAIXA Cultural traz a Curitiba o violinista Alessandro Borgomanero num recital que integra a série Solo Música. A apresentação reúne obras de compositores brasileiros criadas especialmente para violino solo. O projeto resultou no trabalho “Violino em solo no Brasil” no qual o artista faz um panorama da composição brasileira no século XX, com obras importantes para o instrumento. O recital conta ainda com uma homenagem a Johann Sebastian Bach, cuja obra tem inspirado a maioria dos compositores para violino solo ao longo de gerações.

Borgomanero reside em Goiânia desde 1997. A permanência, por tantos anos, na região central do país como maestro, músico e professor o inspirou a abordar a produção brasileira para violino solo. O ponto de partida foram os “Seis Caprichos para Violino Solo, opus 20”, de Marcos Salles (1885-1965), provavelmente a primeira obra composta por um brasileiro para a formação. Borgomanero toca o primeiro destes Caprichos. O recital ainda apresenta, do mesmo compositor – que nasceu na Bahia e era de família paraense –, a nacionalista “Lamento do índio”.

O espetáculo também traz obras de outros compositores violinistas: o mineiro Flausino Valle (1894-1954), que escreveu miniaturas de grande virtuosismo inspiradas nos ritmos e na vida do interior do Brasil; o amazonense Cláudio Santoro (1919-1989), que escreveu a série nacionalista “Fantasia Sul América” para diversos instrumentos, entre os quais está o violino; e o fluminense César Guerra-Peixe (1914-1993), com a dodecafônica “Música para Violino n. 2”, de 1947. Outro compositor brasileiro abordado no programa é o paulista Almeida Prado (1943-2010), pianista de formação e que, em 1983, escreveu “As Quatro Estações para Violino Solo” – uma homenagem a Vivaldi e a Astor Piazzola. Contudo, Borgomanero abre o recital com uma homenagem a Johann Sebastian Bach (1685-1750), em dois movimentos da “Partita n. 2 em ré menor, BWV 1004”.

“A presença de Alessandro Borgomanero é muito importante para o projeto Solo Música. Trata-se de um recital que é virtuosístico e, ao mesmo tempo, didático, no qual ele apresenta obras pouco conhecidas pelo público”, destaca Alvaro Collaço, produtor da Série Solo Música. Este será o quarto recital de violino na série que teve, em anos anteriores, apresentações de Cláudio Cruz, Cármelo de Los Santos e Rodolfo Richter.

Serviço
Música: Solo Música com Alessandro Borgomanero
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 08 de maio de 2018 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 05 de maio (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Paredes laterais sem dono

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

CONHECENDO NOSSAS LEIS

Por Mary Derosso

Continue lendo

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Continue lendo

Rogério Cordoni no Pequeno Cotolengo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagar cota é dever legal

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017