Aplausos!

CAIXA CULTURAL TRAZ A CURITIBA A PEÇA OS CADERNOS DE KINDZU

Encenada pela companhia Amok Teatro, o espetáculo é inspirado no livro Terra Sonâmbula do escritor moçambicano Mia Couto

Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a mais nova criação do Amok Teatro tem como ponto de partida o universo do escritor Mia Couto, de Moçambique, em seu livro Terra Sonâmbula. O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu que, para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem iniciática. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

Os Cadernos De Kindzu estreou no Rio de Janeiro e recebeu 13 indicações aos mais importantes prêmios do teatro: Prêmio Shell de direção (Ana Teixeira e Stephane Brodt), ator (Thiago Catarino), música (Stéphane Brodt e atores), Prêmio Cesgranrio de melhor direção e melhor espetáculo, Prêmio Botequim Cultural de melhor espetáculo, atriz (Graciana Valladares), atriz coadjuvante (Luciana Lopes), autor (Ana Teixeira e Stephane Brodt pela adaptação do texto) e Prêmio APTR de melhor atriz coadjuvante (Luciana Lopes), de melhor ator coadjuvante (Gustavo Damasceno), melhor ator coadjuvante (Stephane Brodt) e melhor música (Stephane Brodt).

Amok Teatro
Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro caracteriza-se pela dedicação a um processo contínuo de pesquisa sobre a arte do ator e as possibilidades de encenação. Desde sua fundação, em 1998, o grupo tem recebido diversos prêmios nacionais e um grande reconhecimento da crítica e do público seus espetáculos. Na atualidade, é considerada uma das companhias de teatro de maior prestígio da cena carioca contemporânea. Além do Brasil, o Amok vem se destacando na China, onde se apresenta desde 2014. Os processos de criação e formação estão profundamente ligados nos trabalhos do Amok Teatro. A pedagogia responde à necessidade de promover uma dimensão do teatro que não se limita à produção de espetáculos e busca transmitir valores artísticos que não têm como único objetivo os resultados.

Oficina
Nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h às 18h, acontece a oficina “Treinamento-Improvisação – Os Caminhos do Ator no Amok Teatro”. Ministrada pela diretora Ana Teixeira, a oficina propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. Trata-se de uma prática teatral, onde o corpo do ator não é visto somente como um instrumento atlético, mas também como um reservatório de sensações que determinam as ações, fazendo coincidir interioridade com exterioridade. Pelo treinamento, os meios de expressão do ator passam a oferecer um suporte concreto à sua capacidade de criação. A oficina também tem por objetivo desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade e acessar uma determinada linguagem cênica, além de auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos. Os interessados em participar devem encaminhar um breve currículo, com no máximo 10 linhas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão abertas 10 vagas, todas para maiores de 18 anos. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 16 de janeiro. A divulgação dos atores selecionados para a oficina será no dia 18 de janeiro.

Para saber mais sobre o grupo Amok Teatro:
http://www.amokteatro.com.br/

Vídeos do espetáculo “Os Cadernos de Kindzu”:
https://vimeo.com/220093495
senha: amok123

Fotografias para a divulgação do espetáculo:
https://flic.kr/s/aHskXuTkn

Serviço
Teatro: Os Cadernos de Kindzu
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 19 a 21 de janeiro de 2018 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h.

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Paredes laterais sem dono

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

CONHECENDO NOSSAS LEIS

Por Mary Derosso

Continue lendo

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Continue lendo

Rogério Cordoni no Pequeno Cotolengo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagar cota é dever legal

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017