Aplausos!

Montagem teatral traz reflexão sobre as relações humanas na Caixa Cultural Curitiba

Com texto do Romeno Matéi Visniec, a premiada peça “Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar” é encenada pela Cia Os Barulhentos

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o espetáculo Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar, da companhia paulistana Os Barulhentos. Dirigida por Rodrigo Spina, a tragicomédia é formada por catorze cenas escritas pelo dramaturgo romeno Matéi Visniec e retrata, de maneira poética, o deserto contemporâneo, a alma e a solidão humanas.

As histórias do cotidiano se entrelaçam e têm início no breu total. Assim que a luz acende, o público percebe que todo espetáculo acontece em tons de cinza, causando espanto na plateia. “É comum ouvirmos do público a surpresa e a sensação de choque com a realidade do palco. É como assistir a um filme em preto e branco” revela Rodrigo Spina, diretor do espetáculo. A ausência de cores cobre todo o palco, o cenário, os atores e os figurinos – invadindo a vida dos personagens e atingindo o espectador.

A cenografia traz elementos realistas para compor as mais variadas atmosferas do texto, evidenciando as relações vazias e superficiais tão presentes no mundo atual. Surgem as situações do cotidiano, se transformando todos os dias, resultando em um ir e vir de personagens que enfrentam abismos sociais em suas mais variadas formas – estado versus cidadão, indivíduo versus sociedade. Apesar de reflexiva e inquietante, a peça aborda todas as situações de maneira bem humorada. “O palco é o espaço para fazer questionamentos, e Matéi usa o teatro do absurdo para, de forma divertida, fazer refletir e pensar”, diz Rodrigo Spina.

A montagem Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar venceu, em dezembro de 2015, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), como melhor espetáculo, e também foi premiada como melhor direção pelo Prêmio Aplauso Brasil. O grupo conta com a parceria e o apoio do próprio autor, Visniec, que assistiu algumas cenas da montagem pela Internet.

Serviço
Teatro: Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 20 a 22 de outubro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 14 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Serviço de Audiodescrição: no espetáculo de sábado, dia 21 de outubro, haverá serviço de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Classificação etária: 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Colunas

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional. Ela chega em única apresentação na capital paranaense, dia 6 de maio, no Guairão

Continue lendo

Porteiros terceirizados

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Personalidade, elegância e sustentabilidade

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 é reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Continue lendo

Nova loja em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Não basta vigiar o papel

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017