Conhecendo Nossas Leis

Projeto cria Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos

Por Mary Derosso

Preocupado com o crescimento de notícias falando sobre a violência contra idosos em nossa cidade, no dia 12 de agosto de 2010, o vereador Clementino Vieira, apresentou o Projeto de Lei, com a seguinte justificativa.

O presente projeto visa incluir no calendário oficial de Curitiba o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos, o qual será celebrado, anualmente, no dia 1° de outubro.

A finalidade principal dessa proposição é ampliar o debate entre os órgãos públicos e a sociedade civil sobre a violência contra as pessoas idosas, ato este que vem crescendo em nossa sociedade.

É preciso uma conscientização conjunta. A violência contra os idosos não ocorre somente no nosso país. Hoje pode ser vista como um fenômeno universal, pois já faz parte da violência social em geral.

Envelhecer é um processo inerente à todos os seres humanos e a longevidade representa um conquista histórica e social, na medida em que revela um aumento da expectativa de vida.

Por isso, é necessário reafirmar que falar de violência é fortalecer políticas estabelecidas, como por exemplo, pelo Estatuto do Idoso.

Importante salientar que, na maioria das vezes, a violência à pessoa idosa ocorre no âmbito familiar. Em defesa do agressor (filho, filha, neto, neta, etc.) o idoso se cala, e apenas a morte cessará a cadeia dos abusos e maus tratos sofridos.

O pacto de silêncio deve ser rompido, os atos de violência devem ser denunciados.

Vale destacar que os maus tratos não se resumem em apenas violência física. Manifestam-se também como violência psicológica, econômica, moral, sexual, familiar, social, institucional e estrutural.

E são esses casos que muitas vezes não são reconhecidos por pessoas alheias ao convívio diário do idoso.

Deste modo, é necessário repensar a velhice como mais uma etapa da vida e abandonar a idéia de que os idosos são um ônus para a sociedade.

Portando, devemos trazer à baila a temática da violência e maus-tratos contra pessoas mais velhas, a qual nenhuma sociedade está imune.

Leia o texto da Lei 13.640/2010
“Inclui no calendário oficial do Município de Curitiba o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos, a ser celebrado anualmente no dia 1º de outubro.

A Câmara Municipal de Curitiba, capital do Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. Inclui no calendário oficial do Município de Curitiba o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos, a ser celebrado anualmente no dia 1º de outubro.

Art. 2º. Fica o Poder Executivo autorizado a estimular e promover campanhas de conscientização social acerca das diversas formas de violência praticadas contra as pessoas idosas.

Parágrafo único - As escolas públicas municipais deverão neste dia, ou no primeiro dia subsequente, promover manifestações internas ou externas, visando a conscientização e valorização do idoso.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio 29 de Março. 06 de dezembro de 2010.
Luciano Ducci
Prefeito Municipal

Colunas

LOLLAPALOOZA BRASIL ANUNCIA DAVID BYRNE EM CURITIBA

O show acontecerá no dia 26 de março, no Teatro Positivo - Grande Auditório. Karina Zeviani é a responsável pela abertura do show

Continue lendo

Como ratear a cobertura

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

Lei obriga ônibus biarticulados a instalar alarme sonoro

Por Mary Derosso

Continue lendo

Beleza retratada no tempo

Nos mais variados tamanhos, formas e materiais, os relógios de parede são um símbolo que há anos comtempla funcionalidade e beleza para os ambientes

Continue lendo

Confraternização - APMC faz balanço de atividades

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Receita extraordinária

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017