Universo Pet

Sinais e dicas para cuidar bem do coração dos pets

Os problemas cardíacos em cães e gatos tendem a aumentar com o avanço da idade

Os problemas cardíacos em cães e gatos tendem a aumentar com o avanço da idade. Por isso, o check-up de seis em seis meses é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce. “Todas as doenças podem ser controladas com medicação, retardando sua evolução e trazendo qualidade de vida aos bichinhos de estimação, desde que diagnosticadas no início”, orienta a veterinária especialista em cardiologia Michelle Caroline Claviço.

A cardiopatia mais comum em cães são as endocardioses, alterações que atingem as válvulas do coração e faz com que ele não bombeie corretamente o sangue. Esse tipo de doença afeta principalmente os cães de porte pequeno, como poodle, teckel e cavalier. Já raças como cocker, boxer e terra nova são mais propensas à cardiomiopatia dilatada, caracterizada pela dilatação do ventrículo por uma alteração do músculo cardíaco.

Em gatos, a mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica, causada também por uma alteração do músculo cardíaco. O problema pode provocar trombose e embolia, com a formação de coágulos por não conseguir bombear corretamente, além de morte súbita.

Os problemas cardíacos não têm cura, mas o tratamento com medicamentos pode prolongar mais a vida do bichinho, com bem-estar. A orientação para esses pets é não fazer exercícios bruscos, manter o ambiente arejado para evitar hipertermia, o que pode piorar, fazer exames esporádicos, check-up de seis em seis meses. Os exames são eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia para observar os demais órgãos, exames de sangue, pois podem ter doenças associadas, já que o coração não trabalha corretamente.

Colunas

RAIMUNDOS CELEBRA 25 ANOS DO DISCO DE ESTREIA EM CURITIBA

A turnê comemorativa de lançamento do álbum homônimo de estreia tem como convidado ilustre: Fred Castro, baterista original do grupo e passa pela capital paranaense no próximo dia 06 de abril na Ópera de Arame. Ingressos já estão à venda

Continue lendo

Quórum para obra comum

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Arquiteta revela truques para não errar em projeto da casa de praia

Por se tratar de um espaço de reunião familiar, encontro de amigos e celebrações, os espaços sociais normalmente ganham maior destaque

Continue lendo

M.A.R.C. Institute inaugura laboratório em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Vale limitar procurações

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017