Sustentabilidade e Meio-Ambiente

Orientações para a construção de casa sustentável

Painéis solares são ótima alternativa de energia renovável

Construir casas sustentáveis já virou tendência nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Construtores de Residências e a Dodge Data & Analytics, que entrevistou 342 construtores de imóveis unifamiliares e multifamiliares, 33% dos entrevistados afirmaram que a maioria dos seus projetos são verdes. No Brasil não é muito diferente. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e buscando formas de não esgotar os recursos naturais. Pensando nisso, a arquiteta Iara Ferraz separou algumas dicas para construir uma casa sustentável, economizando o uso da energia elétrica ao utilizar matérias-primas e recicláveis.

Priorizar o uso de técnicas construtivas sustentáveis, como a utilização de matérias-primas naturais e recicláveis, de fontes renováveis e que não possam ser aproveitadas integralmente. Os empreendimentos também precisam ser pensados para a manutenção sustentável depois de prontos, com planejamento da eficiência energética e tratamento adequado dos resíduos, por exemplo.

Com a ajuda de um profissional adequado, é importante alocar as aberturas das edificações para melhorar a qualidade do ambiente interno, com especificação de esquadrias com vidros termoabsorventes e termo-refletores ou usando elementos decorativos, como protetores térmicos. Importante entender as posições das edificações em uma quadra, a relação entre um prédio e outro e a altura das edificações: o desenho urbano influencia no conforto térmico.

Para segurar o calor dentro do ambiente, o ideal é intercalar o uso revestimentos quentes (tecidos, madeiras e papéis de parede) e frios (peças cerâmicas, tintas e vidros). Desta forma, o conforto térmico fica em equilíbrio em climas muito quentes. Pintura interna e externa com tintas claras, térmicas e refletivas para refletir a radiação solar, e tintas escuras, quando se quer absorver radiação e aumentar a carga térmica da edificação.

O uso da vegetação no entorno garante que uma parte da radiação seja absorvida antes mesmo de chegar à edificação. Pode-se trabalhar com espécies caducas (que perdem as folhas) para aquecimento durante o inverno e sombreamento no verão. O condicionamento artificial (aplicação de ar-condicionado ou aquecedor) para regulação da temperatura de uma edificação deve ser o último recurso a ser pensado e aplicado.

Colunas

RAIMUNDOS CELEBRA 25 ANOS DO DISCO DE ESTREIA EM CURITIBA

A turnê comemorativa de lançamento do álbum homônimo de estreia tem como convidado ilustre: Fred Castro, baterista original do grupo e passa pela capital paranaense no próximo dia 06 de abril na Ópera de Arame. Ingressos já estão à venda

Continue lendo

Quórum para obra comum

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Arquiteta revela truques para não errar em projeto da casa de praia

Por se tratar de um espaço de reunião familiar, encontro de amigos e celebrações, os espaços sociais normalmente ganham maior destaque

Continue lendo

M.A.R.C. Institute inaugura laboratório em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Vale limitar procurações

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017