Universo Pet

Cuidados especiais com o pet no inverno

A médica veterinária Cibele Erreiras Ruiz afirma que ainda estamos no outono, mas a queda na temperatura de várias regiões do Brasil já dá sinais do que se pode esperar para o inverno desse ano

Nos dias mais frios os cuidados com os animais devem ser redobrados, afinal o fato de eles serem cobertos de pelos não significa que estão naturalmente protegidos e imunes às doenças.

A variação de temperatura ao longo do dia abre espaço para uma queda na imunidade, algo muito sensível entre essas duas faixas etárias, o que aumenta a probabilidade de contrair doenças típicas da época como gripe e pneumonia.

Entre os animais idosos existem outras doenças que têm seus sintomas piorados com o frio. Algumas delas: artrite, artrose, dores na coluna e nas articulações, atrofia dos músculos, etc. A diminuição na camada de gordura, que funciona como uma barreira natural, também a qualidade de vida dos pets.

Os animais que sentem mais frio naturalmente tendem a procurar lugares quentes para dormir e se aninhar. Se o frio estiver sendo um grande empecilho o bicho também vai diminuir a ingestão de comida e água, perderão o interesse por brincadeiras, ficarão apáticos, e passarão boa parte do dia deitados, poupando energia. Na presença de doenças respiratórias, alguns podem ter tosse, espirros e até secreção nasal e ocular.

A médica separou cinco dicas essências para manter os pets aquecidos nesse inverno.

Ofereça abrigo – Não precisa ser dentro de casa, mas é fundamental que seja em um local protegido do vento e da chuva, e deve ter uma cama quente, longe do contato direto com o chão frio. Agasalhar o animal com roupinhas especiais para protegê-lo do frio. Para filhotes use bolsas de água quente embaixo da caminha, pois eles estão acostumados ao calor da ninhada.

Banho quente – Nas épocas mais frias reduzir a quantidade de tosas, mas continuar dando atenção especial aos banhos, afinal eles ajudam a manter a saúde em dia, afastando parasitas e doenças. Escolher a hora mais quente do dia para dar banho e prestar atenção especial à temperatura da água, que deve estar morna. Sempre proteger os ouvidos para evitar otite – inflamação na orelha média.

Atividade física – Estimular a prática de atividades físicas ajuda na imunidade do bichinho, acelera o metabolismo e aumenta a temperatura. Existem no mercado diversos brinquedos que estimulam os pets a se movimentarem e interagir com os tutores. É também uma forma de mantê-los animados.

Vacinação em dia - Manter uma rotina de consultas ao veterinário e a vacinação em dia é indispensável para manutenção da saúde. No inverno é fundamental para cães a vacina de gripe e para gatos vacina contra rinotraqueíte.

Outros bichinhos
Os cuidados com a saúde também precisam ser estendidos para outros tipos de pet, como os répteis, pássaros, peixes e roedores. Para as aves manter uma atenção especial para as gaiolas, evitando pendurá-las em locais com correntes de ar. À noite, mesmo em locais fechados, cobrir a gaiola com uma lona ou tecido escuro. Em ambientes muito frios, a dica é colocar uma lâmpada de cerâmica ou aquecedor no quarto onde o animal dorme, e essa dica também serve para roedores e répteis.

Donos de iguanas, tartarugas, jabutis, cobras e afins precisam dar atenção especial à temperatura do local, uma vez que a temperatura dos répteis é a mesma do ambiente e isso interfere diretamente em seu metabolismo. A dica nesse caso é dentro da gaiola do animal “construir” uma toca para que eles possam se aquecer. Forre a gaiola com serragem e papel picado isso funciona como um isolante térmico.

Colunas

Musical com teatro de bonecos anima o fim de semana no Shopping Estação

Espetáculo Voou será apresentado no sábado (24) e no domingo (25)

Continue lendo

Quem paga o prejuízo?

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei contribui para reduzir automedicação

Por Mary Derosso

Continue lendo

Técnica para harmonizar espaços com plantas

O Feng Shui, arte milenar chinesa, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja harmonizar a casa, aproveitando a nova estação, de forma simples e sem muitos custos

Continue lendo

Conformidade e Eficiência

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Multa evoca dor e mágoa

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017