Universo Pet

Dicas para viajar com o seu pet

É recomendável que o cão ou gato passe por uma avaliação veterinária antes da viagem

A apenas sete semanas do fim de 2017, muitas pessoas já estão com tudo planejado para a tradicional viagem das férias. Esse é o momento de reunir a família, brincar com as crianças, desbravar novos lugares e também para sair em um “passeio mais longo” com o seu pet. Mas, claro, são necessários alguns cuidados para garantir que tudo ocorra de forma tranquila, sem causar nenhum sofrimento ao animal.

Primeiramente, é recomendável que o cão ou gato passe por uma avaliação veterinária antes da viagem, principalmente em caso de longas distâncias. Assim, surpresas desagradáveis em relação à saúde do animalzinho podem ser evitadas. Além disso, a carteira de vacinação sempre deve estar em dia - isso é obrigatório!

Para quem vai viajar de carro, os artigos 235 e 254 do Código de Trânsito Brasileiro exigem que os animais sejam transportados dentro de uma caixinha ou gaiola apropriada. Isso é fundamental não apenas para o conforto do pet, mas também para a segurança do motorista e dos passageiros. Outra dica importante é fazer algumas paradas ao longo do caminho para o bichinho relaxar, beber água, urinar e dar uma caminhada.

Já para aqueles que vão viajar de avião, é obrigatório o porte da GTA (Guia de Transporte Animal). Esse documento é uma espécie de “atestado médico” para o pet e pode ser adquirido rapidamente com o um veterinário. A GTA evita qualquer transtorno burocrático com as companhias aéreas, aeroportos e até a imigração, mas vale a pena sempre se informar se o pet irá viajar em um compartimento próprio para transporte animal ou se poderá acompanhar o seu dono.

No que diz respeito à alimentação, em roteiros superiores a oito horas, o recomendado é que os animais façam uma refeição leve, pouco antes de embarcar. No entanto, é essencial recompensar “o tempo perdido” ao fim da viagem, com o retorno à refeição normal do pet.

Por René Rodrigues Junior, médico veterinário

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Obra ilegal não prescreve

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei melhora a saúde da mulher

Por Mary Derosso

Continue lendo

Formas circulares para acolher

As formas curvas, utilizadas com um bom conceito, auxiliam, também, na leveza e praticidade das circulações dos espaços

Continue lendo

TURMA DO MARTINUS CELEBRA 40 ANOS DE FORMATURA

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Registros e obrigações

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017