Universo Pet

Produtos que podem ser prejudiciais para saúde dos cães

Os pets precisam de alimento completo e balanceado, com todos os nutrientes essenciais para a saúde

Cães e gatos possuem uma necessidade nutricional específica e a melhor opção para os pets é fornecer um alimento completo e balanceado, isso significa um alimento que tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde deles.

Outro ponto importante é saber que os cães e gatos também possuem suas particularidades nutricionais, portanto devem receber alimentos diferentes. “Garantir que os animais recebam o alimento adequado para a sua espécie, em comedouros diferentes e na quantidade ideal, recomendada pelo médico-veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem é fundamental para a saúde dos animais” afirma médica veterinária Sandra Nogueira.

“O chocolate é um dos alimentos proibidos para cães, pois possui um composto tóxico que se chama teobromina”, afirma Sandra Nogueira. Os efeitos tóxicos dependem da dosagem, tamanho do animal e teor dessas substâncias no alimento. Em relação às manifestações clínicas podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, cardiotóxicos levando à convulsão e/ou morte.

Temperos como alho e cebola, comumente utilizados na alimentação humana, também representam perigo para os cães seja qual for a maneira de administração (cru, desidratado ou cozido). Esses ingredientes possuem, respectivamente, dissulfeto de alipropila e tiossulfato, substâncias podem ocasionar vômitos, diarreia, fraqueza e anemia em cães.

“As frutas possuem frutose, proteína, gordura, fibras, vitaminas e minerais, portanto, temos que se atentar na quantidade oferecida pois, na maioria, é bem calórica e pode colaborar com o ganho peso desses animais”, afirma Sandra.

“Os petiscos não devem ultrapassar 10% da necessidade energética diária. O melhor momento de dar o petisco é quando seu pet tiver um bom comportamento. Oferecer o petisco sem motivo ou para repelir um comportamento indesejado, como fazê-lo parar de latir, só vai fazer com ele lata mais para ganhar mais petiscos e, consequentemente, ganhar peso”, afirma.

Confira aqui uma lista de alimentos que são tóxicos e podem prejudicar a saúde do seu cão: chocolate, cebola e alho, produtos lácteos, uvas e uvas passas, nozes de macadâmia, pêssego, ameixa, caqui, abacate, álcool, café, ossos de frango.

Colunas

TRAJETÓRIA DE CÂNDIDO PORTINARI NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

A exposição é composta por esboços, desenhos e estudos que revelam o processo criativo do artista

Continue lendo

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

O vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, explica que ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos

Continue lendo

Lei coíbe prática da automedicação infantil

Por Mary Derosso

Continue lendo

Iluminação natural e amplitude trazem economia e sofisticação

Projetos que valorizam o aproveitamento da luz natural seguem princípios sustentáveis e economizam eletricidade

Continue lendo

Homenagem

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagou, tem que provar!

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017