Pirataria de TV a cabo é crime

Hoje, estima-se que existam 400 mil conexões ilegais no país Crédito:Zinho Gomes

A pirataria de TV por assinatura é um crime cada vez mais freqüente em edifícios e condomínios fechados. Ela ocorre quando há a construção de uma central de programação pirata (headend), que capta os sinais de TV via satélite e realiza a redistribuição irregular aos moradores, sem haver um contrato idôneo com as empresas programadoras de TV por assinatura.

Todos os moradores e principalmente o síndico devem saber que a pirataria de TV por assinatura é crime, dá cadeia e pode incriminar tanto o morador que contrata o serviço pirata quanto o síndico que autoriza a ligação clandestina no prédio. O síndico, conforme a lei, poderá ser enquadrado no crime de “Furto Qualificado”; e o morador, enquadrado no crime de “Receptação”, ambos previstos em artigos do Código Penal.

De acordo com levantamento da Comissão antipirataria do Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (SETA), o furto de sinal em redes públicas ou privadas para uso pessoal se tornou recorrente em diversas regiões do Brasil, gerando prejuízos para operadoras de TV por assinatura e também para usuários do serviço em dia com suas obrigações. O relatório aponta que a porcentagem estimada de fraudes sobre a base de assinantes de TV a cabo é de 13%, o que corresponde a 400 mil conexões ilegais. Já em DTH, estima-se que a pirataria corresponda a um terço do número registrado em cabo.

“Qualquer tipo de pirataria atrasa o desenvolvimento do setor e da economia do país. O disque denúncia será um importante aliado para reverter esse cenário, já que é acessível não só aos assinantes de TV paga, mas a toda a população”, afirma Antonio Salles Neto, diretor do SETA e coordenador da comissão antipirataria do setor.

DISQUE DENÚNCIA
Desde o início do ano, a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e o Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (SETA) anunciam parceria com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) para utilização de seu disque denúncia para assuntos relacionados à pirataria na TV paga. O número 0800 771 3627, ativo desde 2007 para denúncias de pirataria de CD’s, DVD’s, softwares, combustíveis, entre outros itens, também passou a receber avisos de fraudes em TV por assinatura.

Como se proteger em seu prédio:
- Desconfie das assinaturas muito baratas;
- Exija ver, antes de assinar qualquer serviço, o contrato assinado com operadoras e programadoras de TV por assinatura;
- Pesquise no site da ANATEL (www.anatel.gov.br) as empresas que possuem concessão legal para a oferta de serviços de TV por Assinatura.

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017